Lagoa Santa, 19 de abril de 2006.


Exmo. Sr.
Dr. Rogério César Matos Avelar
DD. Prefeito Municipal de
Lagoa Santa – MG


Caro Prefeito,


Assunto: Projeto Festa de Nossa Senhora da Saúde.


Atentos aos novos desafios de sua gestão, cientes de que com sua integridade e respeitabilidade, poderá contribuir de forma pro ativa para o desenvolvimento do município, buscamos a sua atenção para os problemas de: segurança, agressão ao meio ambiente, prejuízos ao comércio e moralidade, que se agravam ano a ano no decorrer da Festa de Nossa Senhora da Saúde.

Percebemos em nossa cidade, uma desintegração da religiosidade, refletida pela homogeneização cultural da globalização, pelos meios de comunicação de massas, pelo comportamento de pessoas inseridas nesta nova cultura, onde o catolicismo que é a nossa tradição vem perdendo grande número de praticantes.

No contexto da organização da Festa, percebemos a hegemonia de interesses escusos, que protegem barraqueiros na prática de um comércio predatório, sem regras, sem higiene e sem compromisso com a nossa cidade.

Notamos que grupos tradicionais que praticam a cultura popular em nossa cidade, estão isolados ou excluídos socialmente. Somamos a isto, a falta de um evento onde nossos artistas, artesões, músicos e outros seguimentos representativos de nossa cultura possam expressar sua arte.

Acreditamos que uma reação a estes problemas, será a busca de nossas particularidades, tradições, nossa religiosidade e nossa identidade cultural. Estes fatores se fixam como uma construção social estabelecida, fazendo com que os indivíduos de nossa comunidade se sintam mais próximos e semelhantes.

Esta reação vai de encontro a vocação natural de Lagoa Santa para o turismo, que poderá trazer grandes benefícios sociais para a cidade.

Frente ao fatos supra citados, solicitamos o seguinte:

1- Que seja constituída uma comissão formada por representantes da Prefeitura Municipal e representantes das entidades signatárias desta correspondência, com o objetivo de elaborar um novo projeto para a Festa de Nossa Senhora da Saúde, dentro de um perfil que vá valorizar a religiosidade e a identidade cultural de Lagoa Santa.

2- Que a Prefeitura Municipal avalie a possibilidade de investir na viabilização do novo projeto.

3- Que as lideranças na elaboração do projeto, execução e administração da Festa, sejam exercidas pelo Padre Sebastião Acácio Rodrigues, o Conselho Paroquial, os representantes da Prefeitura Municipal e os signatários abaixo.


Na expectativa de sermos atendidos, agradecemos.


Atenciosamente,

Padre Sebastião Acácio Rodrigues.
Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde.

Raimundo Nelson Nassif Salomão
Presidente do Conselago

Ângelo Augusto Couto.
Presidente da Associação Comercial e
Agropecuária de Lagoa Santa.

Sérgio Augusto Pereira.
Presidente do Conselho municipal de Turismo.

Rubens Silva.
Representante do Lions Club de Lagoa Santa.

Luiz George Trindade.
Presidente do Rotary Club de Lagoa Santa


Festa de agosto muda de lugar
Veja o que já foi publica sobre a festa de agosto

Carta enviadas ao poder público, solicitando mudanças na festa da Padreira da cidade Nossa Senhora da Saúde - festa de agosto
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade
Lagoa Santa, 31 de março de 2006.
Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.
Secretário de Governo
C/C Secretaria de Turismo

Sr. Secretário,
Assunto: FESTA NOSSA SENHORA DA SAÚDE.
A festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde, que poderia refletir a identidade religiosa e cultural de nossa cidade, vem se distanciando destes propósitos, uma vez que, os problemas de segurança, de moralidade, de agressão ao meio ambiente e prejuízos ao comércio local, vem se agravando ano a ano.

Torna-se fundamental a participação do Governo Municipal, no planejamento de um evento que esteja em sintonia com a expectativa de todos os seguimentos de nossa cidade.

Portanto, estamos convidando Vª Sª para o encontro a realizar-se no dia 05/04/2006 às 17 horas, na Associação Comercial e Agropecuária de Lagoa Santa, onde juntamente com cidadãos interessados na melhoria da qualidade da Festa, possamos conversar sobre o assunto.

Atenciosamente,

Padre Sebastião Cássio Rodrigues
Pároco da matriz de Nossa Senhora da Saúde.

Raimundo Nelson Nassif Salomão.
Presidente do Conselago.