Informação da secretaria da Paróquia de N. S. da Saude é no sentido de que a festa será nos mesmos moldes da do ano de 2006. A Prefeitura então será responsável pela comercialização das barraquinhas concentradas no ginásio Poliesportivo (região da antiga Febem, nas margens do córrego Bebedouros).

Foram distribuídos vários folhetos na cidade, advertindo aos fiéis e orientando as Paroquiais de Nossa Senhora da Saude, Nossa Senhora do Loreto, Nossa Senhora das Graças e de São Sebastião, acerca dos deveres e condutas dos cristãos nos eventos religiosos.

Apesar dos avisos, os católicos da cidade, em especial os praticantes, podem ficar tranquilos, mesmo após as advertências da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Vale analisar o segundo item constante no verso do panfleto: "Que os eventos religiosos sejam promovidos pelos fiéis da Comunidade sem a participação de politiqueiros ou de pessoas ligadas a interesse contráriosàs orientações Pastorais ou eleitoreiras".
Antigamente, a Prefeitura tinha pouca ou nenhuma participação na organização da festa, sendo que a comunidade, através dos festeiros, se encarregava de tudo. Porém, nos anos 90, Prefeitos, Vereadores e Políticos influentes começaram a tomar espaço na administração da festa, principalmente se o ano coincidia com eleições municipais, tendo o domínio na distribuição das barraquinhas e parte dos show, que eram dominados pela música baiana em enormes palanques, assemelhando-se a comícios políticos.
Eram também reservadas mesas em pontos privilegiados dentro da barraca central para os politicos, familiares e comitiva.
Com as reclamações da comunidade tradicional, os espetáculos barulhentos próximos à barraca central foram transferidos para a pça. Mar. Deodoro ou para a rua João Pinheiro, adjacente ao Campo do Lagoa, e, agora, pelo 2° ano consecutivo, para o Poliesportivo. Porém, o nome do evento no Poliesportivo atualmente é Festival de Música de Lagoa Santa.
Assim, ficam tambem atendidas as orientações descritas no terceiro item: " Não se promova dentro dos adros das Igrejas e Capelas nenhum evento com músicas profanas cujo teor tem denegrido nossas Festas além de ser contrário à doutrina, à moral e aos costumes cristãos." Atualmente, vale lembrar que a música eletrônica e ao vivo dentro da barraca central foi eliminada.
para ler todo texto, clique no fundo cinza.

As principais festas da cidade estão passando por momentos delicados, readapitando-se à novas idéias e lideranças, com o povo menos participativo, o que se reflete também no campo político e social.
Algumas causas podem serem apontadas: interesses comerciais, poder, líderes comunitários já idosos ou falecidos. Com isto, vem a renovação, substituindo as lideranças por pessoas que recentemente vieram morar na cidade e que podem não conhecer profundamente nossas raízes culturais e religiosas.

Nossa cultura está cada vez mais frájil e indefesa, e o que vemos é a desintegração de uma sociedade antes unida nos princípios religiosos e comunitários.


Veja o que já foi publicado:
- balanço 2006
- Comercio reclama prejuizo
- Barraqueiros só tem movimento no dia 14 e 15
- 12 horas do dia 15 de agosto- ginásio poliesportivo
- 14 de agosto, ultimo dia da novena
- 12 de agosto, sábado, noite do reencontro do lagoassantensse ausente
- Primeiro dia da novena
- Montagem da barraca central
- Programa da novena Festa de Nossa Senhora da Saúde
- de 06 a 15 de agosto -Programa dos shows no Piliesportivo
- Primeiro dia da novena
- A prefeitura amplia o espaço externo do Ginasio Poliesportivo e cria um novo local para abrigar as barracas de rua.
- Ginásio poliesportivo é o local preferido pela prefeitura
várias cartas enviadas por entidades de classe ao Poder Público, estimulando as mudanças na Festa da Padroeira da cidade, sem consulta aos fiéis e a população.

- opiniões dos internautas
- Livro de opiniões
 
Entenda a organização da Festa de Agosto, até o ano de 2005

dia 06, 1° dia da novena -Entenda a organização da Festa de agosto
-Noite na barraca dia: 06 - 13, 15 - procissão
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade