Em 2007 o Estudio de Dança Belkiss Amorim comemorou 25 anos de vivência cultural em Lagoa Santa, tendo como veículos primordiais de expressão artística, as Danças Clássica e Contemporânea.
O espetáculo intitulado "Das Tripas Coração", foi realizado no dia 30 de novembro, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte, em duas sessões: às 18 e às 20 horas.
"Das Tripas Coração",
Clique e leia mais
Nome: BELKISS AMORIM - 22/10/2007 - Email: belkissamorim@bol.com.br
cidade: Lagoa Santa
Comentarios: Falta apoio aos artista locais...!!!! Sou artista plástica, coreógrafa e professora de ballet e dança contemporânea em Lagoa Santa, há 25 anos. Portanto, são 25 anos esperando que o poder público lance um olhar para as artes cênicas da cidade. Os profissionais do teatro, da música e da dança, que como eu desenvolvem seu trabalho aqui, não têm espaço apropriado nem recursos técnicos para mostrarem suas produções. Tenho conversado com artistas dessas áreas e todos estão indignados. E olha que nenhum deles completou 25 anos de luta, como eu! A luta inclui falta de espaço, falta de apoio, falta de valor, falta de incentivos financeiros,
falta de reconhecimento, dificuldade para legitimar nossos projetos, desinteresse das empresas por nossos projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, etc. Como se pode ver, ser artista em Lagoa Santa é ser niguém!
HISTÓRICO DA CIA.

No ano de 1982, Belkiss Amorim deu início à sua jornada através do ensino da dança, aceitando o convite do PAMA LS para ministrar aulas de dança no Clube dos Oficiais da Aeronáutica de Lagoa Santa. Dois anos mais tarde, foi convidada para desenvolver o mesmo trabalho na Academia Termodelo, momento em que sua arte se tornou conhecida em toda a cidade.
Em 1988, Belkiss inicia um trabalho independente, em seu próprio estúdio, possibilitando-lhe maiores condições de crescimento e aprimoramento profissional. São 23 anos ininterruptos dedicados a formação técnica e artística de bailarinos e à produção de espetáculos que registram uma contínua evolução do trabalho cênico e do processo de criação coreográfica.
A Cia. de Dança Belkiss Amorim percorre diferentes gêneros de dança e possibilita aos dançantes uma ampla experiência técnica formando artistas ecléticos, preparados para interpretar as mais diversas propostas coreográficas. Essa preparação consiste em aulas de ballet clássico, dança moderna, contemporâneo, danças tradicionais e (ou) folclóricas e musculação.
Tal sistema de ensino traduz o pensamento da diretora artística e coreógrafa, que consiste em reunir métodos e dinâmicas diferentes e aproximar a expressividade artística do contexto cultural global, explorando as infinitas possibilidades corporais que diferentes técnicas oferecem, além de associá-las à cultura brasileira e manter sempre fidelidade à identidade nacional.
Nosso cronograma de atividades artísticas e culturais inclui a participação da Cia. em encontros da dança, mostras, festivais e concursos por diversas localidades em Minas Gerais e em outros estados, como Distrito Federal e Santa Catarina, desde 1990.
Festivais estes, de nível nacional e internacional, como as Mostras Nacionais de Dança de Araxá (FestSESI) de 1997 a 2002, o Seminário Internacional de Dança de Brasília, em 1996 e o Festival de Dança de Joinville, em 2000 e também os concursos SESI CAPEZIO e SESI CBDD em 2002 e 2003 respectivamente, e os Seminários de Dança Contemporânea da EEFFTO - UFMG em 2003 e 2004.
Desde 2004, desenvolvemos o Projeto ACordaDança com alunos matriculados nas escolas da rede pública de Lagoa Santa. Esse novo projeto tem o objetivo de valorizar as aptidões artísticas de crianças e adolescentes, buscando o desenvolvimento pessoal através da arte e assegurando a autonomia na descoberta dos verdadeiros valores individuais e sociais.
Recentemente, em agosto/2005 fomos selecionados para participar do I FestiVelhas-Manuelzão, promovido pela UFMG, que será realizado em novembro próximo.
Com determinação continuamos a manter viva a arte da dança em nossa cidade, divulgando cultura por todos os cantos e sustentando nossa filosofia de que a dança deve desempenhar seu papel de veículo educador e transformador.
 
 





PREMIAÇÕES
• Concurso CBDD/Capézio – BH – Novembro – 2003 – 3º Lugar com a Coreografia “Sem Terra” de autoria Belkiss Amorim, modalidade: Contemporâneo adulto.
• Concurso SESI – Capésio/BH – Outubro – 2002 – 2º Lugar com a Coreografia “X – 99” de Belkiss Amorim, modalidade: Jazz adulto.
• Encontro Mineiro de Dança de Matozinhos – 2002 – 1º Lugar com a Coreografia “X – 99” de Belkiss Amorim, modalidade: Jazz adulto. E 1º Lugar com a Coreografia “Brisa” de mesma autoria na modalidade: Moderno Adulto
• Encontro Mineiro de Dança de Matozinhos – 2001 – 1º Lugar com a Coreografia “Sem Terra” autoria de Belkiss Amorim, modalidade: Contemporâneo adulto. 2º Lugar com a Coreografia “Solenes Exéquias” de Belkiss Amorim, modalidade: Moderno adulto.
• Concurso Mineiro de Dança – AMEED – BH – 1996 – 1º Lugar com a Coreografia “Sem Terra” autoria de Belkiss Amorim, modalidade: Contemporâneo juvenil. 1º Lugar com a coreografia “Fotossíntese do Amor” de Belkiss Amorim, modalidade: sapateado infantil.
• Concurso Mineiro de Dança – AMEED – Shopping Del Rey – BH – 1994 – 2º Lugar com a Coreografia “Uma Performance de Grandes Mestres” de Belkiss Amorim, modalidade: Sapateado Americano Infantil.
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade