Com a chegada das chuvas a Prefeitura Municipal recupera, em carater de emergencia, o telhado da Capela Nossa Senhora do Rosário
A data da construção entalhada no pé da cruz fixada na ponta da cumeeira - AC18 - ano de 1858 - dá a dimensão da importância do mais antigo acervo histórico da cidade de Lagoa Santa: a Capela de Nossa Senhora do Rosário. A igreja foi feita para que os negros e escravos pudessem freqüentá-la, já que não podiam entrar em outras igrejas.
Como não tinham tempo disponível, construíram-na à noite, conforme comprovam os símbolos existentes em seu teto, como uma bola escura contendo uma face da meia-lua e uma estrela de oito pontas.
A Capela de Nossa Senhora do Rosário é administrada pela Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, e já foi a segunda Capela mais freqüentada pelos católicos, depois da Matriz.
A igrejinha, como é carinhosamente chamada, foi tombada como patrimônio público através do Decreto n° 234, de abril de 2001. Mesmo após o tombamento, permaneceu com o telhado em estado precário, coberto por uma lona amarela e apresentando risco de desabamento, já que as peças de madeira estavam apodrecidas e atacadas por cupins.
Segundo pessoas da comunidade, a última reforma realizada na igrejinha foi no início da década de 90, tendo sofrido grande descaracterização, através das seguintes modificações:
- Cobertura com tinta azul do forro, encobrindo o desenho da estrela de oito pontas, símbolo em todas as Igrejas do Rosário.
- Revestimento com chapa tipo eucatex na viga de travamento interna, em madeira de lei.
- Retirada do forro de palha de bambu nas abas laterais ao altar.
- Construção de um gradil de ferro, em torno da capela com traços retos e modernos, reduzindo sua área externa e alterando todo o conjunto, deixando do lado de fora o cruzeiro que é um dos símbolos da capela.
A sensação de abandono que tanto incomodou a comunidade está mudando, já que foi feita uma reforma na estrutura e cobertura do telhado, conforme laudo técnico do Conselho Municipal de Cultura e de acordo com o Projeto de Recuperação da Capela da Prefeitura Municipal, com supervisão do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.)
É uma das obras de maior importância que a Prefeitura executa no momento.

Informações:
Luiz Machado, Inês Siva Abreu Viana, José Batista Fernandes, Carlos Henrique Correa de Abreu
arquivos da www.lagoasanta.com.br


5 janeiro, 2006
ANTES
DEPOIS
Vista do telhado antes da reforma
Vista do telhado reformado
Telhado antes da reforma
Nova cobertura com telha telha de ceramica
Leia o que já foi publicado
Vista interna da Capela
Vista do altar
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade