LAGOA SANTA À ESPERA DE UMA FACULDADE
Lagoa Santa oferece todas as qualificações para abrigar um centro universitário, já que o Poder Público é proprietário de grandes áreas. Ao sul da cidade, encontra-se o Parque de Material Aeronáutico -PAMA-LS e ao nordeste, tem-se a região da Fazenda da Febem, sem falar da enorme área do Aeroporto de Confins.
Nosso clima é ótimo; estamos a 36 km de BH; a 760ml do nível do mar; temos o m2 de terra mais barato da região; a cidade é considerada dormitório, de descanso e lazer. Como atração turística, temos a região da Lapinha, além de servirmos de âncora para a Serra do Cipó.
Porém, essas vantagens não são suficientes para ganharmos um curso superior.
Enquanto toda semana a imprensa anuncia uma nova escola em Belo Horizonte e no interior, Lagoa Santa ainda não tem a sua Faculdade, sendo que até a cidade do Serro inaugurou recentemente uma unidade da PUC/MG.
Outro detalhe que mais impressiona é a cidade ser a única com mais de 40.000 habitantes da região metropolitana de Belo Horizonte que não possui uma escola de ensino superior.
Mais ainda, a cidade tem boas escolas particulares do 1º e 2° grau, muitos cursinhos, porém, escola de nível superior, nada.
Vamos imaginar uma cidade universitária construída nas terras da Febem, com mais de 500 alunos, proporcionando uma demanda de serviços e apoio, como área de alimentação, transporte e estadia, trazendo progresso para a cidade.
O que ocorre é que, enquanto Vespasiano, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Sabará, Sete Lagoas, Esmeralda, Itabirito, Nova Lima, Ibirité, Itabira, estão ampliando seus cursos universitários, nós estamos a espera, como última promessa do ano de 2002, da criação de um curso SUPERIOR NORMAL, devido à grande demanda das professoras do primeiro grau da cidade.
Tal iniciativa é muito inexpressiva para uma cidade que já esperou até agora, e onde um grande número de professores da UFMG e empresários da área de ensino superior tem sua casa de campo.
Lembrando também que o ex-ministro, ex-governador de Brasília e conselheiro político do Governador Itamar Franco, José Aparecido, tem laços familiares com a cidade.
24 dezembro, 2002