Maquete e pré-projeto do complexo estão prontos, mas o desafio da fundação para os próximos meses é encontrar alternativas de financiamento. Amaral disse que ainda não há uma estimativa fechada de investimento. A doação ocorre no ano que a Faculdade de Ciências Médicas, que tem a segunda escola de medicina mais antiga de Minas
Gerais, completa 55 anos.
GRANDE BH RECEBE CÂMPOS DE SAÚDE
A FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS GANHOU UMA ÁREA DE 357MIL M2 PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CAMPUS, ANTIGA FEBEM, EM LAGOA SANTA, REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE. A FACULDADE RECEBEU A DOAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL. O COMPLEXO DEVE FICAR PRONTOS EM CINCO ANOS E VAI CONTAR COM SALAS DE AULA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, AMBULATÓRIOS E UM HOSPITAL ESCOLA.
O Projeto de Lei Nº. 2.395/2008 de autoria do deputado Alberto Pinto Coelho, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais e do deputado Fábio Avelar, autoriza a doação de uma área com mais de 350 mil metros quadrados, próxima a antiga Febem, para construção do Campus da Faculdade de Ciências Médicas de Lagoa Santa.
A Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) é a mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e do Hospital Universitário São José e, há mais de 55 anos, atua no ensino da área de saúde com cursos de graduação e pós-graduação em Medicina, Terapia Ocupacional e Fisioterapia.
O Campus que será construindo em Lagoa Santa, objetiva a ampliação das atividades da FELUMA com criação de novos cursos e ampliação dos atuais. A cidade será beneficiada, em um primeiro momento, com os cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Também estão programados cursos de Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Administração em Saúde e Tanatoplaxia. Atualmente a Faculdade conta com 900 alunos e com o investimento para construção do Campus em Lagoa Santa o número de alunos passará para quatro mil.
A doação realizada pelo Governo de Minas terá como contra partida da Faculdade a construção de um Ambulatório Integrado de Atenção à Saúde e Educação, dirigido ao público em geral, onde funcionarão um Centro Especializado de atendimento específico a adolescentes de 10 a 19 anos, um Centro de Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas e Inclusão Escolar para acompanhamento e tratamento de crianças com dificuldades escolares, implantação do Programa de Internato de Saúde Coletiva – Internato Rural e Ambulatório de Atenção aos Dependentes Químicos.
Dentro das responsabilidades assumidas pela Faculdade também estão previstos a construção de em Complexo de Ensino Superior para desenvolvimento da cultura que será aberto ao público, a destinação de 10% das vagas para bolsas acadêmicas integrais, cujos critérios serão fixados pelo Estado conjuntamente com a FELUMA, e a criação do Hospital-Escola de Lagoa Santa.
fonte:Alvorada Fm, Jornal EM, LagoaSanta Noticias
Veja o que já foi publicado
-LAGOA SANTA À ESPERA DE UMA FACULDADE
-A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS -UEMG ESTÁ CADA VEZ MAIS DISTANTE DE LAGOA SANTA
-Mais de 50% dos jovens da Grande BH estão sem emprego
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade