Uma boa hora para ir à Gruta da Lapinha
dia 14 de junho comemorou o bicentenário do nascimento
Peter wilhelm Lund


Nunca houve hora mais adequada para visitar a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, dentro das comemorações do bicentenário de nascimento do pesquisador dinamarquês Peter Wilhelm Lund. Elas têm como objetivo não só homenagear esse grande cientista escandinavo, tão importante para a comunidade científica internacional, como também vêm reforçar o espírito de unidade e desenvolvimento dentro dos onze municípios que hoje integram o Circuito das Grutas: Sete Lagoas, Matozinhos, Lagoa Santa, Capim Branco, Cordisburgo, Pedro Leopoldo, Funilândia, Confins, Prudente de Moraes, Santana do Pirapama e Paraopeba.
A Prefeitura de Lagoa Santa, através da Secretaria de Turismo, programou uma série de comemorações do bicentenário, desde o dia 25 de maio, data de sua morte, indo até o dia 14 de junho, data do nascimento do famoso cientista, que tem seu nome eternamente ligado às grutas de nosso estado, que ele descobriu e desbravou, e onde morou muitos anos.
Dentro das grutas, os turistas vão descobrir maravilhosas formações de estalactites e estalagmites, formadas há milhares de anos, e hoje valorizadas por um projeto de iluminação da Cemig. Um passeio dentro de Lapinha dura cerca de 25 a 30 minutos.
As comemorações do dia 14 de junho estão incluídas no programa dos Eventos Culturais Dinamarqueses, que já acontecem desde o dia 1º de maio e vão até 30 de setembro em algumas cidades brasileiras, idealizados e apoiados pela Embaixada da Dinamarca.

Desbravando as grutas de Minas
Este grande pesquisador que veio de longe deixou seu nome marcado na história de Minas. Peter Wilhelm Lund nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 14 de junho de 1801, onde posteriormente dedicou-se aos estudos das Ciências Naturais, especializando-se inicialmente nas áreas de botânica e zoologia, e mais tarde concluindo doutorado em geologia, na Alemanha.
Dr. Lund chegou ao Brasil pela primeira vez, em 1825, para fazer estudos sobre plantas e animais, permanecendo no Rio de Janeiro por três anos em pesquisa financiada pelo rei Frederico VI da Dinamarca, com o objetivo de enriquecer o Museu Real de História Natural, daquele país.
Em 1829, retornou à Europa para publicar o resultado de seus estudos e, em 1833, voltou ao Brasil, iniciando suas pesquisas em Goiás, passando por Paracatu e Curvelo. Nesta cidade, encontrou-se com o contemporâneo Pedro Claussen, que informou a Lund a existência de ossadas encontradas nas cavernas calcárias da região.
De imediato, o cientista se interessou pela informação e se preparou para fazer uma longa pesquisa, que o levaria a percorrer o vale do Rio das Velhas, em busca de novas cavernas calcáreas, onde acreditava encontrar restos de fósseis significativos.

Em Lagoa Santa
As pesquisas e descobertas estavam cada vez mais interessantes, mas para elas continuassem tendo uma dedicação específica, o dr. Lund precisava de um local onde pudesse viver, com boa qualidade de vida. Em 1835, instalou-se definitivamente em Lagoa Santa, cidade onde encontrou as condições necessárias para seguir seus estudos, podendo fazer uma contínua exploração de cavernas durante 10 anos.
Em 1844, interrompeu os trabalhos de campo para classificar o material coletado e, posteriormente, enviou uma coleção de 12 mil peças ósseas para a Dinamarca, onde hoje estão expostas no Museu Real em Copenhague.
Dr. Lund viveu durante 45 anos em Lagoa Santa e foi sepultado em um cemitério particular que ele mesmo mandou construir.

Eventos de 3 até o dia 14 de junho
Dentro deste festival de homenagens ao pesquisador dr. Lund, se destacam:
1) Comemorações integradas com a Semana do Meio Ambiente no município, com várias atividades.
2) Dia 8 de junho, de 18 às 22 horas, Show das Águas, no Horto da Lagoa. Show musical, com Maurício Tizumba, Orquestra Newton Paiva e Banda Sinfônica do Exército, apresentando temas ecológicos.
3) Dia 9, às 14 horas, encerramento da Semana do Meio Ambiente com o seminário Lagoa Central _ projeto de recuperação e preservação. Participação do Projeto Manuelzão, no Cinema Santos Dumont _ Parque de Material Aeronáutico.
Exposição de trabalhos das cidades do Circuito das Grutas. Filme: “Vidas Divididas" (gratuito). Cineasta: Fernando Camargo.
4) Dia 14 de junho, às 15 horas, com a Banda Santa Cecília, inauguração do Espaço Dr. Lund _ Centro de Atividades Turísticos, Culturais, Sociais e Ambientais, e lançamento do carimbo comemorativo da ECT. Palestras sobre o dr. Lund e espetáculo musical.

Mais informações: (31) 3681-1222 e 9950-1568. Secretaria Municipal de Turismo: 3681-1958.
fonte :Hoje em Dia, 01/06/2001
- Programa Bem Cultural Da Rede Minas traz, em cinco episódios, trajetória de Peter Lund
- O enterro festivo de Dr. Lund
- Perfil do Lund
- bicentenário do nascimento do Lund
-Local da filmagem onde existia um casarão tombado pelo municipio já foi todo demolido
- Casarão
www.lagoasanta.com.br - informando e mostrando os principais acontecimentos na cidade