STJ mantém proibição de cobrança de tarifa de esgoto dos consumidores em MG
Justiça proíbe Copasa de cobrar taxa de esgoto em cidade da Região do Rio Doce
Publicação: 23/03/2012 - em.com.br - site do Jornal Estado de Minas
Justiça proíbe Copasa de cobrar taxa de esgoto
Copasa admite falha em não avisar sobre ajustamento da taxa de esgoto
Onde está o esgoto tratado? bicho comeu? Parlamentares reclamam de taxa de esgoto com presidente da Copasa


STJ mantém proibição de cobrança de tarifa de esgoto dos consumidores em MG
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) continua proibida de cobrar a chamada tarifa de esgotos dos consumidores até a conclusão integral do sistema de tratamento de esgoto sanitário. A companhia havia ingressado com pedido de suspensão de liminar e de sentença contra a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) que acatou, em antecipação de tutela, ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público estadual contra a cobrança.
Clique no link abaixo e leia a materia toda
Sentença
 
 
Alem de um tratamento precario na coleta de esgoto, a falta de agua já é cosntante nas regiões mais alta da cidade.

A justifica da empresa pela falta de agua principalmente nos finais de semanas é atribuida ao aumento de consumo, lamentamos que a COPASA adninistrando a mais de 20 anos os derviços não preocupou em previnir paraconsunmo atpico a COPASA não estruturou para atender
Sistema de Abastecimento de Água de Lagoa Santa, de responsabilidade da prestadora de serviços COPASA cuja conseção é dada pela Prefeitura, vem impondo às pessoas o pesado incômodo da falta d água. Atualmente os moradores que residem nas partes mais alta da cidade como nos Bela Vista, Joa, Lundceia convive com o problema de interrupção no fornecimento alem de baixa pressão do fluxo de agua nas redes de abastecimento.
A falta d'agua alem de sua dureza causada preocupando a todos, principalmente as autoridades que vêem no serviço um limitador aos projetos que se anunciam para o município.
Além dos aspectos ligados à irregularidade do abastecimento, a população sempre reclama da chamada dureza da água, presença de calcário suspenso na agua, causando danos as tubulações, reduzindo a vida util dos chuveiros eletricos e aquecedores, cobrindo parcialmente as superficies dos metais, utencilios de cozinha,alem de reduzir a eficiencia dos champoos,sabonentes.,retirando toda a macies das roupas lavadas.
A adutora que vai ligar a rede de distribuição da cidade ao sistema Integrado de Abastecimento de Água da RMBH, prometida até o final de 2007, e já concluida em 2009, ainda não foi interligado ao sistema integrado da RMBH.

05 de Junho - mês do Meio Ambiente - Não temos muito o que comemorar

A imagem que vocês estão vendo abaixo é da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto em Lagoa Santa - Unidade Operacional - Rua Pinto Alves, 862, à margem do córrego Bebedouro,
Onde se vê o complexo de tanques praticamente vazios e possivelmente inoperantes, as águas servidas (esgotos) residuais deveriam passar por vários processos de tratamento com o objetivo de separar ou diminuir a quantidade da matérias poluentes da água que será jorrada no Córrego Bebedouro.
O funcionamento duvidoso desta estação há mais de uma década é motivo de polêmica desde asua inauguração, pois técnicos sempre afirmaram que a falta da matéria prima (esgoto) em quantidade suficiente para um perfeito funcionamento, a infiltração de água do lençol ao longo das redes de esgoto, poços de visitas e interceptores complicam ainda mais a eficiência do sistema.
Trecho da matéria já publicada nesta pagina no ano de 2003:
"Tais explicações foram feitas pelos palestrantes da COPASA, na Semana do Meio Ambiente, em palestra ocorrida no dia 06 de junho de 2003: Eng. Gilberto G. Vitoriano, Eng. Maria Heloiza P. Valério Pedrosa e Eng. Maria Letícia de Castro.
"Houve ainda uma denúncia do participante Sr. Deodoro membro do CODEME (já falecido), que informou estar a EMPRESA recalcando água do córrego Bebedouro com uma bomba, no intuito de completar o nível dos tanques, comprometendo ainda mais o tratamento.
Na oportunidade foi apresentado também o projeto para construção da Estação de Tratamento da Vila Maria, com tecnologia mais moderna. Porém, será necessário, no mínimo, de 2 mil à 3 mil ligações para o seu perfeito funcionamento."

Os moradores do alto do bairro Sobradinho, que tem vista permanente para a ETE, informaram que há muitos anos os tanques estão praticamente vazios e aparentemente abandonados.
A ETE de Lagoa Santa é do mesmo tipo e tamanho da que existe na cidade de Vespasiano, com a diferença que a estação de tratamento da cidade vizinha aparenta estar operando plenamente e corretamente
.
Vale lembrar que a Copasa explora os serviços de distribuição de água e coleta de esgoto com a concessão do município.
A empresa antes era uma autarquia do estado, hoje é uma S.A. - Sociedade Anônima - o governo é o maior acionista, na visão do mundo capitalista o lucro dos investidores é importante para a saúde financeira da empresa; ingressou no mercado de ações em 2006.
Cabe então uma pergunta: Caso o serviço de tratamento de esgoto sanitário não estiver sendo feito de maneira eficiente, é justa a população atendida por esta ETE pagar as taxas de tratamento do esgoto?
obs.: A matéria foi baseada na imagem da fotografia recente; e informações de trecnicos que pediram para não serem identificados, não se tem a análise química das amostras dos materiais colhidos na entrada e saída da ETE.
Copasa continua ser uma das empresa poluente do Corrego Bebedouros afluente do R

io das Velhas


"Uma imagem vale mais do que mil palavras"


Estação de Tratamento de Esgoto em Lagoa Santa - Unidade Operacional - Rua Pinto Alves, 862 -Bairro Promissão
Tratamento Secundário Processo - Lodos Ativados - Aeração Prolongada Modificada
Capacidade (L/s) = 90,0 - População Atendida (Hab.) 30.830
Corpo Receptor = Córrego Bebedouro - Bacia Rio das Velhas
Média Vazão (L/s) 2009 = 51,4

fonte: site da Copasa
Estação de Tratamento de Esgoto em Vespasiano - Unidade Operacional - Rua Tiradentes, 206
Tratamento Secundário Processo - Lodos Ativados - Aeração Prolongada Modificada
Capacidade (L/s) = 90,0 - População Atendida (Hab.) 33.600
Corpo Receptor = Ribeirão da Mata - Bacia Rio das Velhas
Média Vazão (L/s) 2009 = 29,4
fonte: site da Copasa 
Veja o que já foi publicado
Semana do meio ambiente de 2003 - Semana do meio ambiente de 2004 - Semana do meio ambiente de 2005 - O lado da lagoa que ninguém vê
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade