Obra viária que liga o centro de BH ao aeroporto de Confins será inaugurada este mês de dezembro/08
Enfim, a linha VERDE
  Depois de três anos e meio do início das obras, finalmente será inaugurada neste mês a Linha Verde, complexo viário que liga o centro da capital ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. As intervenções que impactam o trânsito terminam na terça-feira, com a liberação da pista exclusiva de ônibus da avenida Cristiano Machado, entre o túnel da Lagoinha e a estação São Gabriel. Ficam faltando pequenos ajustes na sinalização. Segundo o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas, José Élcio Monteze, a data para a solenidade de inauguração depende da agenda do governador Aécio Neves. Constituída por três grandes intervenções na MG-10, nas avenidas Cristiano Machado e dos Andradas, a proposta demandou investimento de R$ 380 milhões e foi concebida para se tornar uma via expressa. Das promessas feitas em 2005, muitas foram cumpridas, entre elas, a do Bulevar Arrudas, que garantiu fluidez em uma região problemática no centro da capital e deixou a área mais bonita.Outras tiveram que ser adaptadas. Uma delas foi o tempo para atravessar a nova via. O crescimento da frota fez com que a meta de cumprir todo o trajeto em 30 minutos fosse alterada.
Agora, o objetivo é que ele seja feito em 40 minutos. E esse mesmo crescimento também ameaça a validade dos ganhos da obra. Na opinião de especialistas, em até cinco anos, a via voltará a apresentar congestionamentos devido ao aumento no número de carros. Monteze admitiu que a estrutura da via expressa ficará comprometida por conta da avenida Cristiano Machado, onde muitos semáforos foram mantidos para atender a comunidade do entorno.
Essa característica da avenida acabou prejudicando o objetivo inicial de todo o complexo ser expresso, o que só foi possível garantir na MG-10. "Em momento de pico, não existe condição de garantir que o trânsito vai fluir do centro até o aeroporto devido à Cristiano Machado", disse Monteze. Apesar disso, é unânime a opinião de condutores e moradores da região em creditar à Linha Verde melhores condições de tráfego. Esse é o caso do motorista de ônibus José Brasilino, 54, que passa diariamente pelo trecho. "Com certeza está mais fácil e menos estressante dirigir por aqui." Essas pessoas tiveram que conviver com transtornos da obra, que está sendo entregue com atraso de dois anos e meio.

Para evitar que o crescimento da capital ameace os efeitos positivos da obra, as intervenções não devem parar.
O governo já tem projeto para a ampliação do Bulevar Arrudas e estuda levar o metrô até a nova sede do Executivo estadual, às margens da MG-10. Para o prefeito Fernando Pimentel (PT), a Linha Verde é uma obra fundamental para Belo Horizonte. "Ela representa um grande avanço por melhorar a qualidade de vida dos moradores do seu entorno, além de proporcionar o desenvolvimento do vetor norte da cidade", afirmou. A partir de hoje, O TEMPO publica uma série de reportagens que aborda os impactos do complexo viário - a maior intervenção feita em Belo Horizonte nos últimos tempos - na vida dos moradores da capital e na economia da cidade. Para tanto, foram ouvidos poder público, especialistas e o maior interessado: o cidadão comum.

fonte: Jornal O Tempo - 07/12/2008

O edital para licitação do projeto de execução do Anel Viário de Contorno Norte da Região Metropolitana, apelidado de Rodoanel, já foi aberto.

LINHA VERDE - MG 10 - EM FASE FINAL
O governador Aécio Neves entrega à população, nesta sexta-feira (29), às 14h30, dois novos viadutos do complexo viário construído na rodovia MG-010, no trevo de Lagoa Santa. Um dos viadutos, em formato de ferradura, é considerado o emblema da Linha Verde. O complexo é a quinta intervenção concluída da via de trânsito rápido que liga o Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves.
O governador Aécio Neves entregou à população, nesta sexta-feira (29), dois novos viadutos do complexo viário construído na rodovia MG-010, no trevo de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O complexo, considerado o emblema da Linha Verde pelas formas arrojadas dos viadutos, permitirá o escoamento melhor do tráfego próximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e de Lagoa Santa. Toda a obra da Linha Verde está prevista para ser concluída até o final do ano com investimento de R$ 375 milhões, recursos integralmente do Tesouro do Estado.

“Estamos entregando parte substantiva da obra da Linha Verde. A obra permitirá um escoamento melhor do tráfego em toda essa região, em especial na região próxima à Lagoa Santa e a vários outros municípios que também serão beneficiados. Essa obra é o mais importante vetor de desenvolvimento econômico de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte e vem acompanhada de outros investimentos de municípios vizinhos”, afirmou o governador, em entrevista.
Aécio Neves ressaltou que a obra da Linha Verde é o maior investimento viário realizado pelo Governo do Estado na RMBH nos últimos 30 anos. Com a finalização da MG-010 prevista para os próximos dois meses, restará apenas a conclusão das obras nos entroncamentos da Avenida Cristiano Machado com o Anel Rodoviário e com a Avenida Bernardo Vasconcelos.

“Esse é o maior investimento viário dos últimos 30 anos feito na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma obra que busca trazer não apenas conforto e segurança àqueles que vivem nessa região, mas permite o desenvolvimento econômico mais acelerado. A nossa expectativa é que a parte ainda em construção, mais complexa porque demanda muita obra de arte, de esgoto, de saneamento, que é a parte que liga com o Anel Rodoviário, até o final do ano, estará pronta”, disse.

Arquitetura arrojada

A MG-010 está com 98% de suas obras finalizadas - 22 quilômetros de um total de 24 quilômetros liberados ao tráfego -, com investimento de R$ 130 milhões. Os dois viadutos estão localizados na altura do Km 30 da rodovia e foram construídos para melhorar o acesso ao município de Lagoa Santa para quem trafega no sentido Aeroporto/Belo Horizonte e para quem trafega no sentido Lagoa Santa/Belo Horizonte. Um dos viadutos tem forma arrojada, em semicírculo, e vão livre de 65 metros. As duas obras receberam investimento de R$ 8,19 milhões e consumiram quase 4 mil metros cúbicos de concreto e 770 toneladas de aço.

Em todo o percurso da MG-010, foram implantados sete viadutos, 11 passarelas de pedestres e 3 passagens de pedestres em viadutos. A iluminação da rodovia já está com os postes instalados em trecho de 18 quilômetros. O projeto de paisagismo da MG-010, já autorizado pelo Governo de Minas, está em fase de licitação.

Salto de desenvolvimento

Durante a solenidade de entrega do complexo viário, Aécio Neves destacou que a Linha Verde será indutora do desenvolvimento da RMBH já que possibilitará a atração de novos investimentos para a Região Norte da capital mineira. Além de atrair novas empresas para a região e municípios vizinhos, a via expressa permitirá melhor fluidez no tráfego reduzindo o tempo de percurso entre o Centro de Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional, em Confins.

“A Linha Verde é indutora do crescimento econômico, da geração de renda e empregos em toda a Região Metropolitana. Ela vem acompanhada de inúmeros outros investimentos na área da segurança pública, na área de educação, na área da saúde. Belo Horizonte se prepara para um grande salto, para criar a infra-estrutura necessária à atração de novos investimentos e mais empregos. Minas tem a expectativa e se planeja para isso, para vir a ser o estado brasileiro que na próxima década mais vai crescer e mais empregos vai gerar”, afirmou.

Metrô e aeroporto

O governador afirmou que os investimentos do Estado na Linha Verde consolidam a capital mineira como destino de novos investimentos. Segundo ele, é necessário que o governo federal também atenda outras demandas da RMBH na área de transporte, como a conclusão do metrô da capital e a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

”Essa obra consolida a nossa capital como o destino extremamente propício a importantes novos investimentos. É preciso, por parte do governo federal, investimentos no metrô de Belo Horizonte, na ampliação da pista e do terminal de passageiros do Aeroporto Tancredo Neves em Confins, na mesma velocidade com que estão vindo os investimentos do Estado”, afirmou.

Tráfego liberado

Aécio Neves liberou o tráfego de veículo nos dois viadutos, acompanhado do secretário de Transporte e Obras Públicas, Fuad Noman, do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Élcio Monteze, e de representantes do consórcio Cowan/Barbosa Melo, responsável pela obra. Ele foi recebido por crianças de escolas de Lagoa Santa, lideranças comunitárias e empresários que comemoraram a finalização da obra.

Ao lado das autoridades e de populares, Aécio Neves percorreu a pé o viaduto de retorno a Lagoa Santa.

Com a inauguração do complexo viário do trevo de Lagoa Santa, o Governo do Estado conclui a quinta grande obra da Linha Verde. No início de março, foram inaugurados o Boulevard Arrudas, a Praça Rui Barbosa e liberada a primeira pista do viaduto da Cristiano Machado sobre a rua Jacuí e a avenida Silviano Brandão. A segunda pista foi aberta em abril, concluindo a primeira das seis intervenções previstas para a avenida.

No final de maio, foi entregue à população inédito complexo viário em três níveis construído no cruzamento entre as avenidas Cristiano Machado e José Cândido da Silveira. O complexo viário é formado por dois viadutos e uma trincheira.

fonte: Minas on line - governo de Minas Gerais
fotos Jornal Estado de Minas - Arquivo da www.lagoasanta.com.br

28 de junho de 2007
LINHA VERDE - MG 10 - EM FASE FINAL
Desvio de trânsito no trevo de Lagoa Santa, na MG-010, para concluir viaduto e pavimentação da via
Os motoristas devem ter atenção redobrada ao trafegar perto do trevo de Lagoa Santa, na MG-010, altura do km 30, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Do Aeroporto Internacional Tancredo Neves para a capital, a pista foi deslocada para a direita, com aumento mínimo do trajeto. Quem sai de BH rumo a Confins precisa pegar a pista para Lagoa Santa e, em frente ao viaduto inacabado, entrar à esquerda, seguindo a placa de sinalização e contornando a obra. Não houve mudanças no roteiro de quem vai para Lagoa Santa partindo de BH.
O desvio faz parte das intervenções necessárias para execução da Linha Verde – via expressa que ligará o Centro da capital ao aeroporto. No fim de semana, a interdição das pistas centrais da MG-010 obrigou os motoristas que retornavam para BH a andar 2,5 quilômetros a mais e entrar no Distrito Industrial de Lagoa Santa. “Esse incômodo durou apenas um dia, para asfaltarmos uma parte da via que corre embaixo do viaduto em construção”, informa o engenheiro Antônio Brito, um dos responsáveis pelas obras no trecho.
A pavimentação das pistas centrais deve durar, pelo menos, mais uma semana. Segundo o engenheiro, em 15 dias deve ser liberado o escoramento do viaduto e, até o fim do mês, o tráfego será normalizado nas vias centrais. Os dois viadutos estão concretados e as rampas de acesso, em execução.

A obra da duplicação e reforma da MG 10 - linha verde - está particamente concluida;
Vamos percorrer o trecho de Lagoa Santa até Venda Nova visualisando as fotos tiradas recentemente.
Veja o que já foi publicado sobre a MG 10
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade