Convivendo com os animais,
Animais soltos são vistos quase diariamente pastando na área urbana da cidade.
Alem da poluição visual com faixas penduradas nos postes de luz por toda parte da cidade, temos que conviver tambem com outro tipo de poluição causada pelos animais soltos nas vias publicas da cidade, elevando os riscos de atropelamentos, transmissão de doenças, marcas de sujeira nas ruas e passeios.
Nesta época do ano o local preferido dos animais soltos, como os cavalos e bois, é a margem da lagoa central, com uma vasta área de pastagem urbana da cidade.
Lá eles encontram abrigo, alimentação e muita agua para suprir a sede.
Na luta pela sobrevivencia os roedores, predominando os ratos e gambás já frequentam as casas e quintais. Nos restaurantes, bares, açougues e supermercados predomina as visitas dos cachorros.
Tambem não podemos esquecer dos insetos que vivem e procriam nas nossas casas, exemplo é o mosquito tipo pernilongo.
O mosquito AEDES AEGYPTY transmissor da Dengue e o semelhente transmissor da lechimaniose pelo nome popular de Mosquito Palha, ficam abrigados nas folhas secas espalhadas dos quintais, lotes vagos e logradouros.
A Secretaria de Agropecuaria (tel. 3689.5995), administrada pelo vice prefeito Juninho, é responsavel pelos animais de grande porte.
Foi informado, pelo Sr. Eduardo, que o serviço de recolhimento de animais foi suspenso a muito tempo e era terceirizado. Não tem previsão de quando será reiniciado, estão apenas estudando o melhor local para abrigar os animais recolhidos.
Os animais de pequeno porte é de responsabilidade do Setor de ZOONOSES - tel. 3689.3737

Esta imagem parece de uma fazenda, mas não é. Está localizada na área de recreação à margem da lagoa central, em frente a entrada do Recando da Lagoa. Vacas e bois em busca de agua e alimentos, caminhando na pista da av. Getulio Vargas
Esta imagem parece de uma fazenda, mas não é. Está localizada na área de recreação à margem da lagoa central, em frente a entrada do Recando da Lagoa.
Lotes vagos e uma boa sombra, local de preferencia para o descanso dos animais soltos
enquanto o lixo não é recolhido os animais espalham e rasgam os sacos Esta égua caiu dentro de uma fossa construida no passeio da avenida, o Corpo de Bombeiros foi chamado, tiraram o animal que não resistiu e morreu.
-Convivendo com os animais-
Animais ( cavalos, bois e cachorros) soltos são vistos quase diariamente pastando na área urbana da cidade, (o que é proibido por lei), principalmente nesta época onde as pastagem estão secas.
Normalmente seus proprietários são pessoas simples, sem condições de ter um local apropriado para criar os bichos.
Muitas vezes o patrão agrada seus empregados doando os animais que já estão velhos, com baixo valor de mercado.
A vigilância sanitária a uns anos atrás até que tentou combater esta forma urbana de criar animais, porem sem uma fiscalização contínua tudo voltou à estaca zero.
E a população de cachorros vadios e doentes, aumenta assustadoramente, eles preferem as áreas próximas aos açougues e restaurantes.

Veja o que já foi publicado
-
Convivendo com os animais
- Poluição visual volta a incomodar
- caramujo africano encontrado na cidade.
- Mosquito transmissor da Dengue está cada vez mais próximo.
- Mosquito vetor - transmissor da Leishmaniose avança em LS
- Carrapato transmissor da ebre maculosa
www.lagoasanta.com.br a revista virtual da cidade