Faixas de publicidade nos postes causam Poluição Visual e voltam a incomodar
Poluição visual, com faixas estampadas nos postes de luz, é sempre motivo de reclamação da comunidade e da imprensa em geral.
Neste fim de semana (29/09/2007), foram tantas faixas fixadas nos postes, que uma delas colocada sobre o busto do Lund na pça. Dr. Lund, com propaganda de uma loja comercial da cidade vizinha que um cidadão ficou indignado e reclamou.
A comunidade já sabe que os maiores poluidores são a Prefeitura e o comercio imobiliário.
Este tipo de propaganda causa grande prejuízo para os veículos de comunicação local como Rádio, Jornais, Internet e Carros de Sons,e é feito por entidades que deveriam fiscalizar e inibir este tipo de propaganda, existe leis municipais e da própria concessionária de energia que proíbe o uso indevido dos postes, alem do risco de acidentes com os instaladores.
Deveríamos seguir o exemplo de Belo Horizonte e outras cidades, que estão em plena companha para limpeza visual das áreas urbanas.
Leia mais sobre a matéria, editada em 2005.
 
Poluição visual e de queimadas de vegetação no centro de lagoa Santa

Faixas de publicidade nos postes causam Poluição Visual e voltam a incomodar

Há cinco anos atrás, quando a Cemig mantinha uma equipe de técnicos na cidade, dificilmente eram vistas faixas estendidas nos postes de luz, tendo em vista que a empresa, periodicamente fazia a retirada das mesmas por motivo de segurança.
Este meio de se fazer publicidade é o preferido pelo comércio local, órgãos públicos e entidades de classe, visto que apresenta um baixo custo (cerca de R$30,00 por faixa de pano), além da abundância de postes disponíveis em todas as vias públicas.
As faixas, em sua maioria, são confeccionadas em pequenas lojas, sem muito espaço, o que compromete a qualidade do serviço, além de muitas apresentarem erros grosseiros de português.
O faturamento maior do comércio das faixas é nos anos de eleição.
No mês de maio de 2005, a Prefeitura, através de sua fiscalização, "limpou" as vias públicas, retirando as faixas expostas nestes locais e informando aos comerciantes que transferissem as faixas para os limites do seu estabelecimento, embelezando a paisagem urbana. No entanto, agora, com o abrandamento da fiscalização e a falta da aprovação do projeto de nova lei que regula a questão, as faixas voltaram às vias públicas, poluindo novamente a paisagem. Atualmente, o local mais cobiçado pelos comerciantes são os postes da Praça Dr. Lund, anexo à escola, já que a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde proibiu a colocação de faixas nas grades da igreja.
Tramitou na Câmara Municipal o projeto de Lei nº2257/05, de autoria do Vereador Roberto Félix de Souza, que regulamenta a publicidade ao ar livre, sendo a maioria dos vereadores contrários à aprovação do Projeto, tendo em vista a inclusão da matéria no Plano Diretor da cidade.
Porém, o Plano Diretor ainda não tem data para sua execução. Já a poluição visual é uma realidade que necessita de solução urgente através da eficaz fiscalização, já que nossa cidade tem como característica o turismo, devendo-se zelar por sua limpeza visual, assim como já está sendo executada a capina e limpeza urbana da margem da lagoa central, tudo em prol de uma cidade melhor.

03-Out-2005

www.lagoasanta.com.br a revista virtual da cidade