A Primavera iniciou às 06h51 do dia 23 de setembro de 2007. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil.
É a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
Muitos lojistas antecipam a coleção de primavera e apostam nas vitrines decoradas com a cara da nova estação para movimentar o comércio da cidade. Quer seja com humor ou com irreverência, com seriedade ou com romantismo, com fantasia ou com realidade, o tema deve transmitir um recado de individualidade e seduzir o público consumidor.


Antes mesmo da chegada oficial da primavera, a paisagem começa a mudar: os galhos secos
começam a dar lugar ao verde das folhas e ao colorido das flores.
E, nesta época do ano, a moda, como de costume, também não fica de fora e acompanha as tendências da nova estação.
Prova disso é que em Lagoa Santa muitos comerciantes já anteciparam a chegada do período mais charmoso do ano decorando suas vitrines, de forma bastante atraente, para chamar a atenção da clientela. E os lançamentos da nova coleção prometem realçar, principalmente, a beleza feminina, com cores inspiradas na natureza e nas flores.
Hilda da pontos e cores, sabe do poder de uma vitrine bem feita
A proprietária da Pontos e Cores, Hilda Rodrigues, não esconde sua satisfação com a chegada da primavera - período que, segundo a empresária, a cidade fica mais bonita e florida, refletindo essas características no comércio. Para ela, como nesta época do ano a moda fica ainda mais colorida, ela oferece para o consumidor um pouco mais de entusiasmo. E não são só as mulheres as privilegiadas. "Como trabalho com moda feminina, masculina e infantil, posso assegurar que todos os segmentos recebem atenção especial, até mesmo porque a demanda vem de um público bastante diversificado", diz. Para conquistar seus clientes, Hilda aposta em vitrines decorativas e caprichadas, o que, de certa forma, seduz as pessoas. "Sempre procuro enfeitá-las de acordo com a estação do ano.
E como a primavera dita uma moda mais alegre, posso abusar um pouco das cores".
Investimento
A dona-de-casa Amanda de Castro, 41 anos, diz
que adora enfeitar sua casa com plantas e arranjos de flores. Para ela, o ambiente fica mais aconchegante e sua família também aprova a iniciativa.
"Sinto prazer em 'colorir' minha sala de estar e outros ambientes da casa com flores da época. E todos os anos procuro investir em novas idéias para meu jardim também. E o bom é que tenho reciprocidade dos meus familiares", diz. Já a estudante Gabrieli Silva, 23, elogia os comerciantes que apostam em vitrines convidativas.
"Estou sempre antenada na moda e, quando vejo os lançamentos que a estação oferece, não resisto em parar e entrar na loja para experimentar alguma peça, sejam roupas, acessórios femininos ou sapatos. Vitrines bem decoradas sempre conquistam consumidoras como eu. E tenho certeza que existem muitas mulheres iguais a mim", frisa.
Sedução
Rodrigo é conhecido como criador de balas vitrine's
O fato é que as vitrines são um importante
instrumento de marketing utilizado pelos lojistas
de todo o mundo, há muito tempo. Afinal, ela é
um canal de comunicação que divulga os produtos,
as promoções, as formas de pagamento... Além de ser, também, importante canal de sedução que pode encantar o cliente, através da criatividade, do bom gosto, da oportunidade etc.
O resultado é o aumento das vendas e a melhoria
da imagem da empresa no conceito do consumidor.
Rodrigo Cruz Homem, proprietário da Cia do Verde, revela que sua inspiração para criar vitrines atraentes vem da própria natureza, que sempre oferece opções belíssimas e criativas.
"Gosto de surpreender cada vez mais as pessoas",
disse. Ele explica que a primavera é, sim, a estação mais charmosa, justamente porque ela permite o florescimento dos ipês na cidade e, com a chegada das chuvas, dá início ao desabrochar das flores que, durante o inverno, estão adormecidas.
O resultado de toda essa exuberância, afirma
Rodrigo, reflete positivamente no seu comércio.
Ele conta que como no outono e inverno as pessoas
ficam mais intimidadas para o plantio, é na
primavera que elas despertam sentimento de alegria
e ficam mais dispostas a investir no setor. E,
segundo o empresário, os arranjos florais também
têm lugar de destaque quando o assunto é presentear alguém. "Como no inverno eles têm, um preço mais elevado, nesta época do ano o custo fica menor em função da abundância das flores. E quem não gosta de receber flores de presente?", brinca.


fonte:Jornal empresarial - edição n° 33 - Acias LS
- arquivo da www.lagoasanta.com.br
Veja o que já foi publicado
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade