Veja matérias relacionadas já publicadas,

FAB pede licença para fabricar avião em Lagoa Santa

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (Pama-LS), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) cotada para montar parte do lote de aviões de transporte EADS Casa C-212, que substituirão a frota de quase 100 veteranos Bandeirante, ingressou com pedido de licenciamento ambiental na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) de Minas Gerais. O processo, aberto no dia 5 de janeiro deste ano, prevê concessão de Licença de Operação Corretiva (LOC) para a ½fabricação, montagem e reparação de aeronaves e reparação de turbinas e motores de aviação”.
A LOC é a modalidade de licenciamento ambiental indicada para empreendimentos que já existiam antes da entrada em vigor da legislação atual, mas poderá abrir caminho para que o Pama-LS monte os Casa C-212. A base da FAB em Lagoa Santa já faz reparação de aviões.
Os dados preliminares do processo da LOC, informados pelo Pama-LS à Feam, revelam que 122 pessoas deverão trabalhar no local, em uma área de 5 mil metros quadrados. O Pama-LS tem agora 120 dias, a contar do protocolo do processo, para entregar documentos complementares.
O resultado da licitação da FAB que escolheu os Casa C-212 em substituição aos Bandeirante foi divulgado em agosto. A FAB pretende que os aviões sejam montados no Brasil, projeto que despertou o interesse do Governo mineiro, que buscou convencer os militares quanto à viabilidade de Lagoa Santa. Uma reunião entre industriais mineiros e o então comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos da Silva Bueno, chegou a ser agendada no ano passado, mas o acidente com o Boeing da Gol e a subseqüente crise do apagão aéreo deixaram as conversações em banho-maria. Com a posse do novo comandante, no mês passado, Juniti Saito, há expectativa no meio militar de que o projeto deslanche.
O plano da FAB era montar os Casa C-212 no Pama de São Paulo. Mas, além de Minas, também o Rio de Janeiro entrou no páreo. O Casa C-212 é fabricado pelo conglomerado europeu EADS, com atividades nas indústrias aeronáutica, de defesa e espacial.
A EADS tem um pé em Minas Gerais por meio da Eurocopter, fabricante de helicópteros que mantém a linha de montagem da Helibrás em Itajubá, no Sul do Estado. O Pama-LS é responsável pela manutenção dos aviões de treinamento T-25, dos treinadores e aviões de ataque T-27 (Tucano) e do avião de ataque T-29 (Super Tucano), além do monomotor de transporte C-98 Caravan. Tem infra-estrutura capaz de desmontar e remontar aviões.
O Casa C-212 é um turboélice bimotor, com capacidade de carga máxima de três toneladas, peso de decolagem de 8,1 toneladas e velocidade máxima de 384 quilômetros por hora. A aeronave pode ser utilizada em missões de transporte de carga e passageiros, patrulhamento marítimo e socorro aeromédico.
Se for confirmado para Lagoa Santa, o projeto da FAB reforçará os planos do Governo de Minas de implantar um segundo pólo aeronáutico no país - o principal fica em São Paulo, ancorado pela Embraer e pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O Governo mineiro considera que o complexo metal-mecânico e as empresas de autopeças do Estado podem fornecer componentes de aeronaves.
Um fornecedor da Boeing e a prestadora de serviços First Wave Brasil, de capital norte- americano, também estudam implantar unidades no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. A fabricante de monomotores Advanced Composite Solutions (ACS), de São José dos Campos (SP), espera sinal verde para se transferir para o Aeroporto Carlos Prates, em BH.

fonte: Jornal Hoje em Dia - 08/03/2007

 Boeing quer construir no Brasil uma fábrica de peças .

www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade