FAB
pede licença para fabricar avião em Lagoa Santa
O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa
(Pama-LS),
unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) cotada para
montar parte do lote de aviões de transporte EADS Casa
C-212, que substituirão a frota de quase 100 veteranos
Bandeirante, ingressou com pedido de licenciamento
ambiental na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam)
de Minas Gerais. O processo, aberto no dia 5 de janeiro
deste ano, prevê concessão de Licença de Operação
Corretiva (LOC) para a ½fabricação, montagem e reparação
de aeronaves e reparação de turbinas e motores de
aviação”.
A LOC é a modalidade de licenciamento ambiental indicada
para empreendimentos que já existiam antes da entrada em
vigor da legislação atual, mas poderá abrir caminho para
que o Pama-LS monte os Casa C-212. A base da FAB em
Lagoa Santa já faz reparação de aviões.
Os dados preliminares do processo da LOC, informados
pelo Pama-LS à Feam, revelam que 122 pessoas deverão
trabalhar no local, em uma área de 5 mil metros
quadrados. O Pama-LS tem agora 120 dias, a contar do
protocolo do processo, para entregar documentos
complementares.
O resultado da licitação da FAB que escolheu os Casa
C-212 em substituição aos Bandeirante foi divulgado em
agosto. A FAB pretende que os aviões sejam montados no
Brasil, projeto que despertou o interesse do Governo
mineiro, que buscou convencer os militares quanto à
viabilidade de Lagoa Santa. Uma reunião entre
industriais mineiros e o então comandante da
Aeronáutica, Luiz Carlos da Silva Bueno, chegou a ser
agendada no ano passado, mas o acidente com o Boeing da
Gol e a subseqüente crise do apagão aéreo deixaram as
conversações em banho-maria. Com a posse do novo
comandante, no mês passado, Juniti Saito, há expectativa
no meio militar de que o projeto deslanche.
O plano da FAB era montar os Casa C-212 no Pama de São
Paulo. Mas, além de Minas, também o Rio de Janeiro
entrou no páreo. O Casa C-212 é fabricado pelo
conglomerado europeu EADS, com atividades nas indústrias
aeronáutica, de defesa e espacial.
A EADS tem um pé em Minas Gerais por meio da Eurocopter,
fabricante de helicópteros que mantém a linha de
montagem da Helibrás em Itajubá, no Sul do Estado. O
Pama-LS é responsável pela manutenção dos aviões de
treinamento T-25, dos treinadores e aviões de ataque
T-27 (Tucano) e do avião de ataque T-29 (Super Tucano),
além do monomotor de transporte C-98 Caravan. Tem
infra-estrutura capaz de desmontar e remontar aviões.
O Casa C-212 é um turboélice bimotor, com capacidade de
carga máxima de três toneladas, peso de decolagem de 8,1
toneladas e velocidade máxima de 384 quilômetros por
hora. A aeronave pode ser utilizada em missões de
transporte de carga e passageiros, patrulhamento
marítimo e socorro aeromédico.
Se for confirmado para Lagoa Santa, o projeto da FAB
reforçará os planos do Governo de Minas de implantar um
segundo pólo aeronáutico no país - o principal fica em
São Paulo, ancorado pela Embraer e pelo Instituto
Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O Governo mineiro
considera que o complexo metal-mecânico e as empresas de
autopeças do Estado podem fornecer componentes de
aeronaves.
Um fornecedor da Boeing e a prestadora de serviços First
Wave Brasil, de capital norte- americano, também estudam
implantar unidades no Aeroporto Internacional Tancredo
Neves, em Confins. A fabricante de monomotores Advanced
Composite Solutions (ACS), de São José dos Campos (SP),
espera sinal verde para se transferir para o Aeroporto
Carlos Prates, em BH.
fonte: Jornal Hoje em Dia - 08/03/2007 |