O ataque do mosquito AEDES AEGYPTY transmissor da Dengue está cada vez mais próximo de nós. O pico da epidemia deve ser no mês de março. O mosquito encontra seu habitat nas residências, pois as casas apresentam características favoráveis à sua reprodução (piscinas, jardins, vasos, laguinhos, etc).
A Secretaria de Saúde conta com 40 agentes comunitários de combate a dengue, com um plano de 06 visitas por ano nas casas, e visitas semanais nos locais estratégicos, como borracharias, floriculturas e indústria desativadas.
Todo o esforço pode ser em vão, caso não seja melhorada e intensificada a coleta de lixo.
Lembramos que já somos 40 mil habitantes distribuídos em 12 mil residências, fazendo a Cemig e a Copasa mais de 3000 ligações/ano. Contudo, a Prefeitura adota o mesmo sistema da coleta de lixo de anos atrás.
Bairros mais distantes e populares ganham uma coleta por semana, conjuntos habitacionais até duas coletas, bairros classe média até 03 coletas por semana e o centro e adjacência pode ir até quatro coletas.
Caminhões fazem um percurso médio de 30 km, desde a coleta, transporte até o aterro(próximo ao Rio das Velhas) e o retorno.
No rastro da Dengue vem a Leishmaniose humana com mortes na região metropolitana. Em Lagoa Santa, já existem casos suspeitos.
A doença é transmitida por um mosquito que infecta os animais, sendo o cachorro e o gambá seus hospedeiros preferidos.
Obs.: deste 1999 não é feita a campanha de prevenção do mosquito, que, ao contrário do Aedes, gosta de voar e se hospedar em árvores, que são abundantes em Lagoa Santa.O vetor para este protozoário, é um mosquito (Ordem Diptera, Clase Insecta).


A DENGUE É UMA DOENÇA TRANSMITIDA POR
UM MOSQUITO CHAMADO AEDES AEGYPTY.
ELE É MUITO PEQUENO, MAS É FÁCIL
DE IDENTIFICAR, PRINCIPALMENTE
PELOS HÁBITOS DELE.