Carnaval de interior tem sempre uma pitada de folclore.
A figura do Boi Bumbá, apresentado pelo "Grupo de Capoeira Eu Sou Angoleiro - Mestre João", localizada na Várzea, faz todos os anos a Festa do Boi durante o carnaval. Aberta a toda comunidade, as pessoas da academia se reúnem para preparar as fantasias e os rituais da festa, conservando e divulgando as tradições e a cultura popular.
Destacando a participação do artista Gercino Alves a Irmandade dos atores da Pâdega
UM POUCO DA HISTÓRIA DO BUMBA-MEU-BOI NO BRASIL
Mário de Andrade definiu o bumba-meu-boi como a "mais estranha, original e complexa de nossas danças dramáticas". Como dança dramática entende-se a forma genérica com que se designam os grandes bailados populares que se baseiam num assunto e têm, na sua maioria, partes faladas e representadas, contando uma ou várias histórias muitas vezes improvisadas.
Originário das últimas décadas do século XVIII, quando era representado por escravos e agregados de fazendas e engenhos, o bumba-meu-boi nasceu no litoral nordestino, irradiando-se depois para o interior do país levando esta mistura cultural dos brancos, através do enredo da festa, dos negros, que acrescentaram elementos rítmicos e dos índios, que emprestaram suas danças. O bumba-meu-boi traz consigo toda uma significação estética e social do Brasil e foi evoluindo no tempo, incorporando sempre novos elementos, mas mantendo o seu esquema básico em diversas regiões do Brasil, sobretudo no interior do Nordeste.
O dramatização tem como principal personagem o boi, que é representado por uma armação leve feita de vime, corda ou cipó coberta por um pano com uma cabeça de papelão ou osso, conduzida por um homem em seu interior. O bailado consiste numa sucessão de cenas, muitas vezes improvisadas, alusivas ao animal que é conduzido por dois vaqueiros, sendo ferido de morte por um deles, mas logo depois é ressuscitado. A morte do boi ocorre por causa do desejo de uma escrava de nome Catirina. Grávida e desejosa, revela ao marido e vaqueiro, o Nego Chico, que queria comer a língua do boi mais bonito do seu amo. Após muito relutar, Nego Chico é convencido por Catirina a arrancar a língua do boi que, não suportando o sacrifício, morre. Quando o amo descobre o ocorrido, chama o capataz e manda sindicar. Preso e trazido à presença do amo, ordena que o vaqueiro seja castigado com severas surras e caso este não der conta do boi, vai morrer. Em conseqüência, toda a fazenda é mobilizada para salvar o boi. Para ressuscitar o boi, chamam o doutor, cujos diagnósticos e receitas estapafúrdias ironizam a medicina e sem o efeito desejado. Finalmente, chega o pagé que, através da feitiçaria, consegue ressuscitar o boi. Ressurgido o boi e perdoado o negro, o drama termina numa grande festa cheia de alegria e animação, em que se confundem personagens e assistentes.
O espetáculo se desenrola numa arena, com o público em volta, numa roda que vai se abrindo e fechando em torno dos intérpretes. A representação é acompanhada por músicas tocadas por vários instrumentos e, às vezes, também por um coro de cantadeiras (única função que pode ser desempenhada pelas mulheres). Dos folguedos brasileiros, o Bumba-meu-boi é um dos mais conhecidos e populares. Nos diferentes estados onde ocorre, entre eles Maranhão, Amazonas e Piauí, recebe diversos nomes como Boi-Surubi, Boi-Bumbá, Boi-Zumbi. Em Santa Catarina recebe o nome de Boi-de-Mamão. Ainda leva o nome de Boi-de-Janeiro e Boi-da-Manta em outros regiões do Brasil, como é o caso de Minas Gerais.

2 março, 2005