Maus tratos fecham asilo em Vespasiano

A Casa de Repouso Pedacinho do Céu, no Conjunto Caieiras, deverá ser fechada ainda hoje pela Prefeitura de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A interdição foi determinada pela Vigilância Municipal Sanitária por causa de denúncias de maus tratos, abandono, além de duas mortes ocorridas nos dias 4 de setembro e 5 de outubro deste ano. O asilo não possui alvará e na casa onde viviam dez idosos já funcionou o prostíbulo “Rainha de Sabá".
A Polícia Militar foi chamada, ontem, ao asilo particular pelos familiares de Sebastiana Maria de Jesus, 67 anos, encontrada com ferimentos profundos por todo o corpo, quadro de desnutrição e desidratação, obrigando seus familiares a interná-la no Hospital Municipal de Vespasiano. Ela foi levada para o local há três meses e o cartão e senhas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) dela foram entregues pela própria família para a proprietária, Elenice Costa, para o saque da aposentadoria. Os R$ 300 mensais eram usados para o pagamento das despesas na instituição.
A cabo Andréia de Araújo Pimenta, que registrou ocorrência no asilo, ficou indignada com a situação dos idosos. De acordo com ela, filhotes de gatos estavam na entrada da cozinha, além de dois cães com ferimentos pelo corpo que eram soltos à noite no mesmo espaço onde os idosos circulavam. Maria da Silva, 89 anos, estava no chão do quarto onde dorme com ferimentos no braço direito. Eles teriam sido provocados por causa de uma queda, ocorrida à noite, quando tentou ir ao banheiro. Maria da Silva disse que Elenice da Costa proibia que eles acendessem a luz à noite.
Na ocorrência da Polícia Militar, que será anexada ao inquérito, será constada a morte de Sérgio Luiz de Oliveira, 34 anos. De acordo com Elenice Costa, ele morreu na última quarta-feira por causa de complicações pelo uso de drogas. No dia 4 de outubro morreu Sebastiana Gonçalves do Couto, 72 anos. A causa da morte não foi esclarecida, conforme o neto dela, o motorista Gleidson Carlos Enes Ribeiro, 21 anos. “Assim que eu descobri que a minha avó estava internada no local onde era uma casa de prostituição, e a proprietária era a mesma pessoa, tentei um lugar para transferí-la, mas não consegui uma vaga", disse.
“A minha mãe chegou andando no asilo, mas agora parecia que o corpo dela estava apodrecendo. Vamos entrar na Justiça contra a proprietária", declarou o filho de Sebastiana Maria, o vigilante Maurício Antônio de Jesus, 43 anos. Ele disse que a internou no asilo pelo fato de não ter ninguém em casa para tomar 23s
O coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Marco Túlio Fonseca, informou que a Prefeitura de Vespasiano providenciando uma instituição de caridade para transferir do Pedacinho do Céu os dez idosos que estão internados, entre eles dois com transtornos mentais. “A situação é muito grave e vamos fazer contato com as famílias para tentar resolver o problema", disse.
Elenice Costa negou maus tratos aos idosos e disse que já estava providenciando o alvará de funcionamento na Prefeitura de Vespasiano. Ela confessou que recebeu o cartão e senhas de dois idosos que lhe foram entregues pelos seus familiares. “Se a minha instituição for fechada não sei o que fazer, já que eu não consigo viver sem meus meninos", disse. Ela alegou ainda que os ferimentos em Sebastiana Maria foram provocados pelo fato de ela não conseguir se mexer por causa do agravamento do estado de saúde dela.

Celso Martins
REPÓRTER

fonte:Jornal Hoje em Dia - 08/10/2005

Prefeitura mantém asilo funcionando

A Prefeitura de Vespasiano não cumpriu a promessa de interditar, ontem, a Casa de Repouso Pedacinho do Céu, no Conjunto Caieiras, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fechamento tinha sido determinado pela Vigilância Sanitária Municipal por causa de denúncias de maus-tratos, abandono, além de duas mortes ocorridas nos dias 4 de setembro e 5 de outubro deste ano. O asilo não possui alvará e na casa onde viviam dez idosos já funcionou o prostíbulo “Rainha de Sabá".
Ontem à noite, familiares do aposentado Florisvaldo Pereira Porto, 64 anos, chamaram a Polícia Militar, depois de encontrá-lo amarrado e com ferimentos por todo o corpo.
Procurada pelo HOJE EM DIA, a proprietária Elenice Costa limitou-se a dizer que seu advogado vai providenciar a documentação do asilo e apresentá-la hoje à prefeitura. Ela ainda disse que “todas as informações divulgadas na imprensa são mentirosas". Elenice não quis informar se o asilo continuava com as atividades, negou que era proprietária e que, na sexta-feira, só estava conversando com os policiais “porque eram seus amigos". A reportagem não conseguiu falar com o coordenador da Vigilância Sanitária, Marco Túlio Fonseca.
As denúncias vieram à tona depois que parentes de Sebastiana Maria de Jesus, 67 anos, encontraram-na com ferimentos profundos (escaras) nas nádegas, desnutrida e desidratada. Ela está internada no Hospital Municipal de Vespasiano. Também há queixas de apropriações do cartão e senhas do Instituto Nacional de Seguridade Social da idosa. Uma amiga da sobrinha de dona Sebastiana ligou ontem para o asilo dizendo que queria internar uma idosa, e ouviu de Elenice Costa que era para esperar passar esta semana para procurá-la. Adiantou que é cobrado um salário mínimo e, caso fosse aposentado, tinha que entregar o cartão do INSS. Na sexta-feira, Elenice confessou que recebeu o cartão e senhas de dois idosos que lhe foram entregues pelos seus familiares.


fonte:Jornal Hoje em Dia - 09/10/2005


Conheça o estatuto do idoso
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade