Turistas batem a cara na porta da Gruta da Lapinha
Comentario: DESCASO!!! “Indignação. Essa é a palavra que resume a falta de respeito dos (ir)responsáveis que administram a Gruta da Lapinha. Em férias, com um grupo de oito pessoas vindo do litoral paulista, saí segunda-feira de BH para levá-las à Lagoa Santa, para conhecerem a Gruta da Lapinha, de inigualável beleza. Antes do passeio, pesquisamos na internet sobre os horários e dias de funcionamento. Está lá, no site da própria Secretaria de Turismo de Lagoa Santa: ‘Diariamente, das 8h30 às 16h30’. A mesma informação está no folder oficial, na entrada da gruta. O vergonhoso para mim, meus familiares de Santos (SP) e mais de 60 turistas (do Rio de Janeiro, São Paulo e de outros pontos do país), já presentes no local, foi encontrar a Lapinha fechada. Fiz contato com a Secretaria de Turismo e a gerente da Gruta disse-me que tentaria um guia para nos atender, o que não ocorreu. A resposta final foi de que a secretaria não poderia liberar ninguém para a missão. Foi uma grande decepção para quem tenta prestigiar o turismo em Minas. Em Lagoa santa, a comunicação passa longe dos visitantes.”
Nome: Gisele Rodrigues - Belo Horizonte - Cartas à rredação - Jornal Estado de Minas de 25/07/07

obs.: este não é um fato isolado, há mais de 10 anos que o atendimento aos turistas, alunos e visitantes deixa a desejar. O números de visitantes está praticamente estagnado, e a Gruta que era a primeira em visitação hoje está preste a perder a 3ª posição em relação as grutas de Minas.


www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade
Veja o que ja foi publicado
-Sociedade de BH escolhe gruta para casamento - Gruta da Lapinha recupera o seu brilho
-Marginais que furtaram a gruta já estão presos - Gruta sofre assaltos e arrombamentos -
-Rapel foi proibido nos paredões externos da Gruta da Lapinha
-Telefone celular na Gruta da Lapinha só para enfeitar
Resposta da Assessora de Comunicação - Prefeitura Municipal
B ia Morais - 3689.4707 r.156
- No dia 25 de julho de 2007 foi publicada uma carta de um leitor falando do "descaso" com os Turistas na Gruta da Lapinha. Venho através desta esclarecer os seguintes pontos:
1 - O site da Prefeitura está parcialmente fora do ar, por problemas com o provedor e está sendo atualizado. O link Gruta da Lapinha ainda não está atualizado sendo que quando tenta-se acessar o link vem uma explicação do provedor o por quê de estar fora do ar.
2 - No decreto Nº 639 de 28 de deszembro 2006, divulgado no site e em vários meios de Comunicação, a Gruta só pode receber excursões com agendamento prévio.
3 - Desde dezembro do ano passado, a Gruta não funciona às segundas-feiras, esse comunicado foi feito à todos os veículos de comunicação e até ter o problema com o provedor, esta informação estava no site. Esta pausa de um dia na semana se faz necessária para limpeza e manutenção da Gruta.
4 - Na entrada da Gruta da Lapinha tem uma placa com os horários e consta de terça-feira à domingo das 8h30min às 16h30min.

Quando a excursão chegou houve um contato com a gerente da Gruta, que atendeu as pessoas com muita cordialidade e tentou viabilizar a visita, mesmo com todos os problemas que poderia causar, mas ela não conseguiu contactar guias(pois o grupo era grande e teria que ter mais de 1 guia) e bilheiteiros para poder funcioná-la a estes turistas.

Lagoa Santa e a Gruta da Lpainha estão de portas abertas para receber todos os turistas. Lamentamos o transtorno e reiteramos que o funcionamento da Gruta é de terça à domingo das 8h30min às 16h30min. Informação esta recebida pelo seu veículo em Dezembro de 2006.