A Copasa vem insistindo desde o final de 2011 com incursões na Radio Itatiaia, e atualmente na imprensa local, alertando a população que ainda não tem ligação de esgoto nos seus imóveis, a providenciar imediatamente.
"VOCÊ TEM ATÉ 15 DE ABRIL PARA REGULARIZAR A SUA SITUAÇÃO"
fonte: Jornal viverbem saúde - abril 2012
Antes de tomar esta medida seria bom esclarecer:
O povo deveria saber qual é esta "Lei" - Criada em qual esfera dos poderes - É constitucional - A empresa já concluiu todos os serviços? - A população tem credito pelo tempo que a ETE - Pinto Alves ficou desativada? -Está funcionando dentro das normas da engenharia? Qual a qualidade do produto final do esgoto lançado no Corrego do Bebedouro. O qualidade da matéria prima que chega na ETE é muito diluída comprometendo o tratamento? Existem infiltrações na rede que leva o esgoto para a estação? Porque a ETE da cidade de Vespasiano é similar a nossa porem mostram os tanques sempre cheios?
Tarifa de esgoto aplicada é só para coleta de esgoto?
HISTÓRICO,
-Sabemos que os serviços prestados no município deixa a desejar, tanto na qualidade da agua tratada, como no tratamento final de esgoto da ETE – Estação de tratamento de esgoto – Rua Pinto Alves.
-Em 2008, o município firmou contrato de financiamento com a CEF – Caixa Economia Federal via PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, para obras de alargamento, pavimentação e extensão da Av. Sanitária.
Porem este recurso foi aplicado nas extensões de rede de esgoto, em parceria com o Governo Estadual.

-Relacionamento difícil com a comunidade.
A Copasa na década de 1980 assumiu os serviços de distribuição de agua por concessão do Município durante a gestão do Prefeito Lindouro Avelar. Através do “DEMAE” - Departamento Municipal de Agua e Esgoto; o ônus do da coleta de esgoto que era feita só no centro em rede mista (esgoto mais agua pluvial) ficou um bom tempo sob a responsabilidade do Município.

-Quando os poços artesianos multiplicavam na orla da lagoa central, iniciava os protestos da população e dos políticos da época.
Felizmente com a reativação do aeroporto de Confins em 2004, desativaram os poços da margem da lagoa e até hoje nosso abastecimento vem dos poços artesianos do distrito de Tavares.
-No final da década de 1980, a Copasa passa a prestar serviços de coleta de esgoto para atender todos os imóveis da bacia da lagoa.
-A escolha infeliz do local da ETE – Pinto Alves- gerou muito protesto, no local que predominava as hortas de pequenos produtores.
-Outro erro foi o emissário de esgoto ter cortado a sessão transversal do córrego Bebedouros, na baixada do bairro Sobradinho, desviando seu curso natural.
A região foi inundada e assim nasceu o famoso Brejão.
-Em 1988 a empresa deixou de construir o trecho do coletor principal de esgoto, na cabeceira da lagoa.
-Este trecho foi concluído neste ano de 2012, mas para entrar em funcionamento precisa terminar as obras iniciadas em 2011 das caixas elevatórias localizadas no passeio da Av. 2 com Getúlio Vargas e na parte de dentro do passeio , na av. Getúlio Vargas com a rua Comandante Vitor.
-Estas obras estão sendo feitas em locais errados, (deveriam desapropriar lotes próximos), época errada ( período de cheia na lagoa) e os serviços com equipamentos limitados.
Atualmente encontram-se embargadas pela policia florestal com apoio do MP.
Obs.: O mercado de construção civil oferece vários tipos de fossas sépticas para usos domésticos construídas dentro das normas da Engenharia Sanitária.

"imagens E declarações dos usuários valem mais do que mil palavras"
Vista geral da ETE - Pinto Alves ano de 2010
Vista geral da ETE - Pinto Alves ano de 2012
Obra das caixas elevatoria so sistema de coleta de esgoto no coletor principal na orla da lagoa.

querem comentar? - lagoasanta@lagoasanta.com.br
O que já foidivulgado sobre serviços de esgoto em algumas cidades de Minas Gerias.
A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG),
Justiça proíbe Copasa de cobrar taxa de esgoto em cidade da Região do Rio Doce
Publicação: 23/03/2012 - em.com.br - site do Jornal Estado de Minas
Justiça proíbe Copasa de cobrar taxa de esgoto
Copasa admite falha em não avisar ajustamento taxa de esgoto
Parlamentares reclamam de taxa de esgoto com a Copasa 80% da rede de esgoto instaladade esgoto
STJ mantém proibição de cobrança de tarifa de esgoto dos consumidores em MG
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) continua proibida de cobrar a chamada tarifa de esgotos dos consumidores até a conclusão integral do sistema de tratamento de esgoto sanitário. A companhia havia ingressado com pedido de suspensão de liminar e de sentença contra a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) que acatou, em antecipação de tutela, ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público estadual contra a cobrança.
Clique no link abaixo e leia a materia toda
Sentença
Alem de um tratamento precario na coleta de esgoto, a falta de agua já é cosntante nas regiões mais alta da cidade.

Estação de Tratamento de Esgoto em Lagoa Santa - Unidade Operacional - Rua Pinto Alves, 862 -Bairro Promissão
Tratamento Secundário Processo - Lodos Ativados - Aeração Prolongada Modificada
Capacidade (L/s) = 90,0 - População Atendida (Hab.) 30.830
Corpo Receptor = Córrego Bebedouro - Bacia Rio das Velhas
Média Vazão (L/s) 2009 = 51,4

fonte: site da Copasa
Estação de Tratamento de Esgoto em Vespasiano - Unidade Operacional - Rua Tiradentes, 206
Tratamento Secundário Processo - Lodos Ativados - Aeração Prolongada Modificada
Capacidade (L/s) = 90,0 - População Atendida (Hab.) 33.600
Corpo Receptor = Ribeirão da Mata - Bacia Rio das Velhas
Média Vazão (L/s) 2009 = 29,4
fonte: site da Copasa 
Veja o que já foi publicado
Semana do meio ambiente de 2003 - Semana do meio ambiente de 2004 - Semana do meio ambiente de 2005 - O lado da lagoa que ninguém vê
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade