Manifestantes interditam a MG-010 em protesto por falta de água, em Vespasiano - População se revolta contra falta de água


Justiça determina que Copasa forneça água de qualidade em Lagoa Santa Moradores reclamaram que a água chegava sem condições para o consumo humano

Serviços públicos e de prestadoras são limitados na cidade.

Já é de praxe as poderosas prestadoras de serviços, maioria empresas de sociedade anônimas com ações na bolça de valores ( monopólio), e as estaduais e municipal fornecer notas duvidosas da qualidade dos seus serviços prestados ao munícipios, exemplo nesta reportagem da agua dizendo que atende a portaria do Ministério da Saúde.
A realidade é bem diferente, a qualidade da agua é uma das piores do Estado de Minas e o tratamento do esgoto nas ETE é precário.
Os consumidores deveriam ter o reembolso das medições acrescidas com o ar nas tabulações devido as interrupto sofridas nos anos anteriores e atuais.
Mia ainda dos precários serviços do tratamento de esgoto na ETE da Rua Pinto Alves.
Mostra mais uma vez que a cidade não tem poder politico.
Já temos até piadas dos consumidores: Agua de lagoa Santa é boa, pois você compra agua e vem o calcário de brinde.
A conclusão da interligação ao sistema de Belo Horizonte falta ainda a construção do reservatório no alto do Lundcéia , este atraso de três anos ( ex-governador Aécio, prometeu entregar o serviço em 2008) pode ser interpretados como cunho politico para as eleições de 2012.

A Justiça determinou que Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) forneça água potável de qualidade à população de Lagoa Santa. A decisão judicial foi motivada por uma Ação Civil Pública (ACP) impetrada pelo Ministério Público de Minas Gerais para atender a demandas da população de regularização na prestação do serviço. Moradores relataram que aconteciam constantes interrupções do abastecimento. Além disso, relataram que a água chegava sem condições para o consumo humano.

O MPMG expediu primeiro uma recomendação à companhia com o objetivo de resolver os problemas, porém não obteve resposta. Dessa forma, ajuizou a ACP com relatos e documentos demonstrando que a água fornecida não tinha condições de ser usada para o consumo humano. Parte da população comprava água mineral porque a que chegava em casa era imprópria para uso. O MP entendeu que a companhia estava descumprindo obrigação assumida de prestar o serviço público. Justiça acatou pedido do MP. Além de fornecer água potável de ótima qualidade, a Copasa foi condenada a apresentar relatório mensal da composição e qualidade da água de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. A decisão também prevê a prestação ininterrupta do serviço de abastecimento de água potável a todos os consumidores de Lagoa Santa, no prazo máximo de 30 dias, levando em conta as reclamações de falta de água. Por fim, foi determinado que a Copasa tome conhecimento, no prazo de 30 dias, sobre a opção de o consumidor instalar o eliminador de ar no registro de água, sob pena de multa diária no valor de R$ 20 mil.

Em nota, a Copasa informou que em Lagoa Santa “a água encontra-se dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria 518 do Ministério da Saúde. É importante esclarecer, também, que para atender o aumento da demanda no Vetor Norte e garantir o abastecimento de água, com segurança operacional na região, a Copasa está implantando a Adutora de Integração que será responsável pelo abastecimento das cidades de Lagoa Santa, São José da Lapa, Vespasiano e Aeroporto de Confins, integrando estas cidades aos grandes Sistemas Produtores da RMBH”

fonte: EM.com.br Publicação: 18/11/2011 11:11

Envie sua opinião - lagoasanta@lagoasanta.com.br

Camara aprova projeto de lei que permite a instalação do bloqueador de ar na rede de agua eliminando a cobrança indevida,reduzindo o prejuízo para o consumidor.

1-o aparelho pode ser Instalado após o hidrômetro, em qualquer local do trecho da tubulação que vai do cavalete até a bóia da caixa d´ água, o bloqueador de ar RHZ impede que o ar, vindo pela rede pública, passe pelo hidrômetro e seja cobrado como se fosse água.
2 - O bloqueador de ar permanece fechado em baixas pressões, de 0,0 a 0,5 bar, onde existe grande quantidade de ar na tubulação.
3 - Quando a pressão sobe acima de 0,5 bar para chegar a 2,0 bar, o mecanismo interno do bloqueador se abre, permitindo apenas a passagem de água.



Camara aprova "Projeto de Lei nº 3.328/2011"
- Dispõe sobre a obrigatoriedade de Instalação de Válvula Eliminadora de Ar nos Padrões de Água das unidades consumidoras do Município de Lagoa Santa.
O projeto tem fundamento nas Reclamações dos munícipes apresentadas em Audiência Pública, realizada no dia 28/03/2011 com representantes da Copasa, onde ficou comprovado o desabastecimento de água em todas as regiões do município, e a lesão aos direitos do consumidor. Além da falta de água, pagam pelo ar encanado no sistema da Concessionária Prestadora de Serviços de Saneamento de água e Esgoto no município. Tal medida movimenta os dispositivos dos medidores de consumo, gerando assim mais prejuízos a população.
Ouça a reportagem no Jornal da Itatiaia na manhã do dia 28/março de 2011.
Moradores de Lagoa Santa convive com vários problemas, principalmente a falta e qualidade da agua oferecida a população.
A falta de agua é destaque por ser um bem mais precioso para a nossa sobrevivência.

Prestadoras de serviços da cidade a beira de um caos, sem solução a curto prazo.
Nos últimos anos a depreciação dos serviços prestados pela falta de estrutura e investimentos tem levado as prestadoras de âmbito Federal, Estadual e Municipal ao total caos e trazendo enormes prejuízos a para a população.
Problemas:

-COPASA: É a empresa que nos últimos anos vem trazendo mais prejuízos para a comunidade, com a quantidade insuficiente e baixa qualidade da agua fornecida aos consumidores, tratamento precário do esgoto.

- CEMIG: também vem apresentando diversos transtornos, interrupções constantes e longas no fornecimento de energia em pontos diversos, Estação de distribuição pode estar operando no limite, reparos de redes que não duram.

-CORREIO: Atrasos constantes nas entregas de correspondências, contas para pagamentos. além de não atender todos os bairros como o Bairro Visão que possui mais de 200 casas, é atendida com o sistema de Caixa Postal.
Telefonia Oi "banda larga VELOX" sistema de acesso a internet, sem comentário, velocidade muita baixa e limitação do serviço.

- SINAL ABERTO DE TV: Lagoa Santa é uma das únicas cidade que possui apenas uma torre repetidora em UHF ( rede Globo ), Vespasiano a mais de 20 anos possui torres de todos os canais aberto. A comunidade que não pode comprar uma parabólica ou contratar uma TV a cabo, tem de conviver assistindo cenas com mais chuviscos do que imagens.


-INTERNET BAMDA LARGA: Serviço Velox oferecido pela Oi, alem de ser limitado, não está disponível para todos os usuarios de telefonia fixa, mostra uma velocidade de conexão bem abaixo do 1Kb, valores cobrados bem mais caros que a empresa cobra em Belo Horizonte, onde a velocidade já alcança 50Kbbs.




-COLETA DE LIXO: Com o aumento da produção de lixo, além do crescimento da população, o sistema de coleta mantem as mesmas frequências, não atingindo todo o lixo produzido pela comunidade. sobra para o meio ambiente.
CAPINA DE VIAS PUBLICAS: Muito Limitado.



- Emissão de contas: todas são ágeis e eficientes para cobrar as contas mensais.

Querem Opinar? clique aqui

Moradores de Lagoa Santa estão sem água

Copasa constrói mais um ramal de adutora vindo de Confins aumentado a vasão em 8litros/seg ou 691mil litros por dia. Este volume deve cobrir só a demanda de novos consumidores para o período de um ano.
Quando os protestos passam dos limites,
-Todos nos sabemos que a Copasa tem a concessão do município para explorar a distribuição de água, porém somos tolerantes com a mesma.
Devido ao poder de ceder a concessão, pode influenciar na indicação do Diretor do escritório local, tem peso a opinião da Prefeitura.

- Todos nós sabemos que a empresa é uma Sociedade Anônima SA - visa o lucro maior com menor gasto.

-Todos nós sabemos que é um monopólio e, por isso investe-se pouco quando o mercado não é atrativo.

-Todos nós sabemos que a adutora prometida para começar a funcionar em 2007 interligando nosso sistema ao de Belo Horizonte ainda vai demorar.

-Todos nós sabemos que os técnicos de todas as Concessionárias possuem profissionais, doutores e expert em justificar os problemas nos serviços prestados a comunidade.

-Todos nós sabemos que a empresa tem o domínio do serviço há mais de 20 anos, que conhece bem o tipo de consumidor e não é surpresa se o consumo aumenta muito nos finais de semana e feriados.

-Todos nós sabemos que a fonte da agua distribuída vem de poços artesianos com teor de calcário acima do recomendado com alto índice de dureza.

-Todos nós sabemos que, para melhorar a turbidez da água, VÁRIOS consumidores compram filtros (caros) PARA COMPLETAR O TRATAMENTO, o que é obrigação da Copasa.

-Todos nos sabemos que o Ministério Público já fez várias intimações à Copasa para regularizar os serviços de água e esgoto.

-Todos nós sabemos que o calcário dissolvido na água agride ou cola nos metais reduzindo a vida útil, calcifica a tubulação, a água fica turva, embaça as louças e vidros, aumenta o consumo de sabão e shampoo, reduz a vida útil das resistências dos chuveiros e entope as grelhas, além das placas do sistema de aquecimento solar.

-Todos nós sabemos que o valor do volume em m3 é semelhante as outras cidades com melhor atendimento.

-Todos nós sabemos que a estação de esgoto ETE da Rua Pinto Alves mostra um tratamento de esgoto duvidoso pela falta de matéria-prima.

-Todos nós sabemos que a empresa tem a "cara de pau" de cobrar uma taxa extra "por lei estadual" adicionada na conta de água para quem não quer ligar sua rede interna de esgoto à rede da Rua. Justificando que terá o direito de uma vez por ano fazer a limpeza da fossa.
ob.: Alguns juristas acham que esta cobraça é inconstitucional.....

-Todos nós sabemos que a malha de rede de distribuição é cheia de "puxadinhos" que com tanta "gambiarra" rouba pressão das malhas mais velhas e próximas.

-Todos nós sabemos que o mal atendimento da Copasa não é um fato isolado. Temos problemas com a distribuição de energia, telefonia móvel, fixa e internet banda larga, recepção de tv aberta, coleta de lixo e capina.

-Temos problemas na recepção de sinal das tv abertas que não possuem repetidora(UHV) no município enquanto que na cidade vizinha de Vespasiano, mesmo sendo mais baixa que LS, todos canais chegam com imagem limpa sem precisar de uma antena parabólica ou tipo SKy.
-Com todos estes problemas, a comunidade e os políticos não conseguem resolver.

Por tudo isto devemos protestar com cidadania, responsabilidade, respeito a nossa cidade.

LEIA O TEXTO ABAIXO


Comentarios de :
VINDO DE BELO HORIZONTE, HOJE 26/02, FIQUEI SURPRESO, PESSOAS ESTAVAM COM UMA FAIXA ANUNCIANDO PARA OS MOTORISTAS QUE NÃO INVESTISSEM EM LAGOA SANTA PORQUE A CIDADE SÓ TINHA ÁGUA NA LAGOA. ORA, ORA, ORA... COMO PODEM DENEGRIR A IMAGEM DA CIDADE POR UM PROBLEMA SÉRIO DE FALTA DE ÁGUA, POR CULPA EXCLUSIVA DA COPASA. COMO PODEM INCENTIVAR A DESVALORIZAÇÃO DE LAGOA SANTA E TUDO QUE ELA REPRESENTA, PELA SUA HISTÓRIA E, PRINCIPALMENTE PELO SEU FUTURO. SERÁ QUE OS ORGANIZADORES DE TAL FAÇANHA TINHAM NOÇÃO DE SUAS ATITUDES.
É POR ISSO QUE TEMOS HOJE UMA CORRIDA EVANGÉLICA PELA CADEIRA DO EXECUTIVO. UMA VERDADEIRA CRUZADA RELIGIOSA. PESSOAS QUE SE TRANSFORMARAM DA NOITE PARA O DIA EM PERSONALIDADE ENDINHEIRADA, QUE PODE TUDO PORQUE TEM DINHEIRO, OU SERÁ QUE TEM, DETURPAM A LÓGICA DAS COISAS. É ASSIM QUE AQUELES INRRESPONSÁVEIS QUE ESTAVAM NA ENTRADA DA CIDADE FAZEM. INVERTEM OS VALORES. ATROPELAM A VERDADE. MENTEM PARA AS PESSOAS. UTILIZAM-SE DE MEIOS IRREAIS PARA ATINGIREM SEUS OBJETIVOS. ISSO SE OS TÊM.

PRECISAMOS SERMOS MAIS VERDADEIROS, UNS COM OS OUTROS E, PRINCIPALMENTE OS OUTROS CONOSCO. É O MESMO QUE ACONTECEU COM OS PSEUDOS AMBIENTALISTAS QUE NÃO PERMITIRAM O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA CIDADE.
texto de : GUSTAVO BRANDÃO XAVIER
Email: gbx111@yahoo.com.br


Quer opinar? clique aqui

Vários consumidores recorrem a justiça para serem reparados pelos danos causados com a falta de agua nas casas.

Moradores de Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, sofrem com problemas frequentes de falta de água.
Nos últimos tempos, a situação vem se agravando e alguns cidadãos completam hoje quatro dias sem abastecimento. A explicação da Copasa é que o problema acontece porque a região não tem estrutura para receber o número crescente de novos moradores. Não há previsão para a realização de obras que resolveriam o problema.

A funcionária pública Roberta Kelly Santos, 30, não tem uma gota de água há quatro dias. "Eu desconfio que isso aconteça por causa dos condomínios que se instalaram aqui nos últimos tempos", disse.

A cabeleireira Adélia Santos, 35, é mãe de três filhos pequenos e dona de um salão de beleza. Ela contou que no bairro Brant, onde mora, toda a vizinhança sofre com o problema da água há um ano. "Aqui está um horror, a água chega 23h e às 7h já não tem mais. Tenho que trocar o dia pela noite", afirmou.

Reunião. A assessoria de imprensa da Copasa informou que fará uma reunião com seus técnicos amanhã para agilizar a solução do problema e redimensionar a rede que atende a cidade.
fonte: Jornal O Tempo on Line - 06/02/2011
Quer opinar?

O desespero dos consumidores


Clique e ouça a estrevista completa
fonte:Radio Super FM 87, 9 - Vila Maria

Envie sua opinião
Após muita insistência a Copasa concede entrevista
à radio Super FM, líder em audiência na região da Vila Maria, para esclarecimento da constante falta de agua na região, em virtude da insatisfação na comunidade que revoltada impediu a circulação de um dos veículos da empresa.
O gerente regional da concessionária, eng. Edvaldo, foi entrevistado pelo repórter Souza Aroeira e pelo presidente da associação dos moradores do bairro Palmital.
A entrevista não trouxe muita novidade, todos nós já sabemos que a adutora que vai ligar a rede de distribuição da cidade ao sistema Integrado de Abastecimento de Água da RMBH, prometida para o final de 2007, e praticamente concluída em 2009 (implantados 49km de adutora), ainda não foi interligada por pendencias em algumas travessias.
Não informou a data e nem a previsão da conclusão dos serviços de engenharia. Também isto é preocupante pois o verão está chegando e haverá um aumento na demanda.
Não informou sobre a paralisação da estação de tratamento de esgoto da rua Pinto Alves neste ano de 2010.
O sistema atual é composto pelas seguintes baterias de poços: Confins 05 poços; Várzea 01 poço; Lagoa das Mansões 01 poço; Lapinha 02 poços, que não é suficiente para atender a demanda atual.
O problema da precária prestação de serviços pela Copasa não é um fato isolado, os consumidores tambem sofrem com as interrupções e falta de energia fornecida pela , na telefonia fixa a tambem deixa a desejar, destacando a limitação da banda larga.
Estas empresas são de capital aberto, todas SA (sociedade anônima), detêm o monopólio, visam lucros, pois suas ações são vendidas na bolsa de São paulo e também no exterior, alem de ser fonte de renda para o estado. Por falta de concorrencia, cidades do porte de Lagoa Santa geram pouco lucro, motivo pelo qual os investimentos são demorados.
Os consumidores prejudicados precisam muito do apoio dos políticos.

obs.: A justiça concede liminar para que a Copasa inicie imediatamente o funcionamento da estação de tratamento de esgoto da Rua Pinto Alves, sob pena de multas.
O desespero dos consumidores
Nome: Carolina Gonçalves - 25/09/2010 - Email: carolina-goncalves1978@bol.com.br
endereço: Rua Santo Antônio do Monte 285
cidade: Santa Lagoa- Será??????
Comentarios: Pelo amor de Deus!!!!!! Cadê a água da cidade. Copasa vamos tomar providências urgentemente... Com este calor intenso sem nenhuma água na torneira. Quanda atrasa de pagar a conta vocês cortam rapidinho..... LAGOA SANTA PEDE URGENCIA, PEDE ÁGUA..... TEM 1 MÊS QUE FALTA ÁGUA NA CIDADE. AUTORIDADES AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO.... VAMOS AJUDAR A CIDADE...
 
Nome: Paulo de Tarso Amorim - 21/09/2010 - Email: pt-amorim@uol.com.br
endereço: Alameda das Braunas, 155 - Jacquesville
cidade: Lagoa Santa - MG
Comentarios: COPASA - Para variar... As faltas de água estão cada vez mais constantes. No Jacquesville está começando a faltar água TAMBÉM durante a semana. Resolvemos colecionar os protocolos de atendimento telefônico desde agosto/09. Os atendimentos sempre são padronizados: demora no atendimento telefônico, sugestão de consultar o blog da Copasa para verificar se está tendo alguma alteração no fornecimento de água na sua região, e o atendimento por atendente dizendo que é para ligar para a Copasa de Lagoa Santa e que o sua reclamação está registrada e que "irão" sanar o problema em 24 horas.
Sinceramente, está muito difícil. Estou pensando em dar queixa policial ao atendimento desta empresa. Obs: Existem fortes suspeitas de manobra de fornecimento de água direcionando esta para novos condomínios.
Nome: Eduardo Gomes - 20/09/2010 - Email: eduhg@uai.com.br
endereço: Lundceia
cidade: Lagoa Santa
Comentarios: È uma vergonha, estou sem tomar banho por dois dias. Moro no predio na esquina da rua castro figueiredo e Maria Junqueira, o predio com 24 apartamentos, reservatorio de 10.000 litros de agua. Não existe reservatorio subterraneo. A pressão da agua não consegue abastecer a caixa d´agua. Ja denunciamos e nada. Cade a agua que vinha ate final de 2010 do manancial de contagem. Politicos estou de olho e denunciando todos que não fazem nada por Lagoa Santa. Estamos precisando de informação sobre o projeto de predio e a prefitura com seus mal funcionarios não libera o projeto. (sera que a prefeitura tem alguma culpa no cartorio que não quer liberar?). Alem disso existe um esgoto(COCÔ,FEZES, B...A) que sai da AUTO ESCOLA JD que escorre pela Rua Maria Junqueira fedendo toda a rua. Nos moradores ja denunciamos a prefeitura e nada ja solicitamos o dono da auto escola JD e nada. Na prefeitura jogam para a sSec. de obras, jogam para o CODEMA sei la o que é isso mas não resolvem nada.
Trabalho fora da cidade e não tem como resolver pessoalmente. PELO AMOR DE DEUS PREFEITO OLHE COM CARINHO ESTE ESGOTO A CEU ABERTO NO CENTRO DA CIDADE NO CAMINHO DO HOSPITAL, DA ESCO
Nome: Wagner Resende Alves - 15/09/2010 - Email: wagneralves@hotmail.com
endereço: Rua Modestina da Cruz 243 - Lapinha
cidade: Lagoa Santa
Comentarios: Realmente é constante a falta de água (LAPINHA) no fim de semana, geralmente na sexta-feira já não tem água e quando ligamos para a COPASA dizem que já estão resolvendo, mas a demora nesta resolução está nos irritando. Pagamos caro pelas taxas da COPASA e ela não faz investimentos em uma região que está em constante crescimento. E o esgoto, quando vai chegar? Onde estão os políticos para cobrar uma resolução? Pense na hora de votar.
Nome: Adilson A. Silva - 14/09/2010 - Email: adilsonas09@yahoo.com.br
endereço: .
cidade: Lagoa Santa
Comentarios: Se não bastasse o calor danado que anda fazendo e agora ter que conviver sem água o dia inteiro, tá difícil!
Há um mês, falta água todos os dia aqui no meu bairro e a Copasa nem se manifesta. É muito fazer o cidadão de bobo. Se vc atrasar o pagamento da conta, eles vem e corta sua água. Agora com as contas pagas em dia e não ter o serviço prestado é abuso. Gostaria que fosse pelo menos avisado do que anda ocorrendo. Já pagamos por uma água de péssima qualidade (Barrenta e calcária)e ainda ser desrespeitado não dá. Temos que nos manifestar.
Nome: Mar Pohlmann - 13/09/2010 -Email: marpohl@superig.com.br
endereço: Expedicionários, Promissão
cidade: Lagoa Santa
Comentarios: Gostaria de reclamar a COPASA desta cidade, que com essa falta de água ao qual tem acontecido no Bairro Promissão vem trazendo prejuizo em algumas pessoas.Para usarmos a água , temos levantar de madrugada ou tarde da noite.Que isso COPASA!!!pagamos nossa conta em dia, e por sinal caro por não termos no momento que mais precisamos.Gostaria de ter um retorno satisfatório, estarei aguardando!
Nome: VIOLETA QUEIROZ - 28/08/2010 - Email: VMMQUEIROZ@HOTMAIL.COM
endereço: RUA MANGUEIRAS,Nº630-RECANTO DO POETA
cidade: LAGOA SANTA
Comentarios: COPASA...........QUEREMOS ÁGUA NO RECANTO DO POETA!!
Nome: Célia Soares
Email: celiamos@oi.com.br
endereço: Rua Padre Agnaldo Leal, 122 - Bela Vista

cidade: Lagoa Santa - MG
Comentarios: Erika, boa noite! Gostaria de saber o que está ocorrendo no bairro Bela Vista desde o mês de agosto, que tem sofrido com a falta de água em alguns períodos do dia. A Copasa corta a agua pela manhã e à tarde toda, liberando, aos poucos após as 22 horas, o suficiente para o enchimento da caixa d´água. O mais interessante é que a minha conta não diminuiu no referido mês - pelo contrário, teve aumento. Acompanharei suas postagens no aguardo de um retorno. Obrigada, Sds.

Alem de um tratamento precario de esgoto, a falta de agua já é constante nas regiões altas da cidade.

A justificativa da empresa pela falta de agua, principalmente nos finais de semanas, é atribuida ao aumento de consumo. Lamentamos que a COPASA administrando ha mais de 20 anos os serviços não se preocupou em prevenir-se para o consumo atípico de finais de semana.
O sistema de abastecimento de água de Lagoa Santa, de responsabilidade da COPASA, cuja concessão é dada pela Prefeitura, vem impondo às pessoas o pesado incômodo da falta d água. Atualmente os moradores que residem nas partes mais altas da cidade, como nos bairros Bela Vista, Joa e Lundceia convivem com o problema de interrupção no fornecimento e da baixa pressão do fluxo de agua nas redes de abastecimento.
A falta d'agua causa preocupação a todos.


Além dos aspectos ligados à irregularidade do abastecimento, a população sempre reclama da chamada dureza da água( presença de calcário) que causa dano às tubulações, reduz a vida util dos chuveiros eletricos e aquecedores, cobrindo parcialmente as superficies dos metais, utensilios de cozinha etc, alem de reduzir a eficiencia dos shampoos e sabonetes e ainda retira toda a maciez das roupas lavadas.
Alem dos problemas acima mencionados temos que acrescentar a sujeira que vem na água, tipo barro mesmo, da cor de coca cola, encardindo as roupas, sujando as caixas dágua e todas as instalações das residencias.
A adutora que vai ligar a rede de distribuição da cidade ao sistema integrado de abastecimento de água da RMBH, prometida até o final de 2007, e concluida em 2009, ainda não foi interligado. 

"Uma imagem vale mais do que mil palavras"
O que vocês estão vendo abaixo é da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto em Lagoa Santa - Unidade Operacional - Rua Pinto Alves, 862, à margem do córrego Bebedouro.
Onde se vê o complexo de tanques praticamente vazios e possivelmente inoperantes, as águas servidas (esgotos) residuais deveriam passar por vários processos de tratamento com o objetivo de separar ou diminuir a quantidade da matérias poluentes da água que será jorrada no Córrego Bebedouro.
O funcionamento duvidoso desta estação há mais de uma década é motivo de polêmica desde a sua inauguração, pois técnicos sempre afirmaram que a falta da matéria prima (esgoto) em quantidade suficiente para um perfeito funcionamento, a infiltração de água do lençol ao longo das redes de esgoto, poços de visitas e interceptores complicam ainda mais a eficiência do sistema. leia mais..


Envie sua opinião
Veja o que já foi publicado
-Dificil conviver com o calcário, presente na água
- Solução para o Problema de Água de Lagoa Santa
- Lagoa recebe grande quantidade de esgoto
- Cidade convive com muitas obras de saneamento (rede de água e esgoto) nas vias urbanas.
- Acreditando no futuro
- ESCLARECIMENTOS ACERCA DA LAGOA CENTRAL
-
Semana do meio ambiente de 2003 - Semana do meio ambiente de 2004 - Semana do meio ambiente de 2005 - O lado da lagoa que ninguém vê
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade