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os capitulos da novela: Final Feliz Confins x Pampulha |
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Dificuldade de acesso é a principal reclamação
O superintendente do Aeroporto de Confins,
Ricardo José da Rosa Rodrigues, responsabiliza as autoridades estaduais
e municipais pelo baixo aproveitamento do investimento que custou US$
550 milhões para ser construído no final da década de 70 e início dos
anos 80. Inaugurado em março de 1984, Confins até hoje não tem um acesso
direto. As pessoas enfrentam as dificuldades do trânsito na avenida Cristiano
Machado e o custo das corridas de taxi até o local , disse.
O prejuízo de Confins contabilizado pela Infraero chegou a R$ 1,7 milhão
apenas no primeiro semestre deste ano, praticamente empatando com o
prejuízo de todo o ano de 2001, que fechou com um saldo negativo de
R$ 1,8 milhão. Considerando o ritmo dos primeiros meses de 2002, esse
prejuízo pode ser o dobro este ano , disse ele. Outros problemas dizem
respeito ao número de lojas construídas, 40, que estão praticamente
todas fechadas.
O movimento de cargas, porém, vem apresentando crescimento. Em 2001
foram transportadas 15 mil toneladas, e estão previstas 18 mil toneladas
em 2002. Confins é o sexto aeroporto cargueiro do País. Quanto à transformação
em aeroporto-indústria, apenas o segmento de jóias vem manifestando
interesse em utilizar o espaço para exportar. Seria uma espécie de zona
franca, com isenção de tributos na importação para processamento e exportação
, disse. A área teria respaldo legal na Medida Provisória nº 2145/33
de 28 do junho de 2001, nas Resoluções 79 e 80 da Receita Federal e
Camex.
Na opinião do comandante Ênio Montenegro, consultor aeronáutico, a
instalação de indústrias na área do Aeroporto de Confins não vai acontecer
em menos de dez anos, período longo demais para esperar. Jogaram US$
550 milhões no meio do mato , disse ele, que participou de várias reuniões
do movimento Pró-Confins, que segundo avalia, não deu em nada .
Para ele, os problemas relacionados ao desinteresse por Confins dizem
respeito à perda de poder político de Minas. Foram governadores fracos
de 1984 para cá, ocasionando não apenas o esvaziamento de Confins como
de todo o Estado, que precisa voltar a crescer , disparou o comandante.
Não se trata de tarifas que incentivem empresas e companhias aéreas.
Precisamos de desenvolvimento , reforça. (AD) Pouso forçado - Aeroporto de
Confins agoniza |