Leia os capítulos da novela: Pampulha x Confins
American Airlines abandona Confins
Companhia americana parte do aeroporto pela última vez na sexta-feira. Passageiros terão que se deslocar para São Paulo .


Avião da American na pista de Confins: nem tarifas menores fizeram empresa mudar seus planos .

O vazio Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) sofrerá mais uma perda, na sexta-feira, quando a American Airlines fará o seu último vôo partindo de Belo Horizonte. A companhia, última estrangeira a abandonar o aeroporto, anunciou a suspensão temporária de todos os vôos, sem previsão de retorno. Os passageiros que hoje têm uma opção diária de vôo de Confins para os Estados Unidos (com destino a Nova York, Miami ou Dallas) terão de se deslocar para São Paulo, em vôo da TAM, onde embarcarão em uma das aeronaves da American Airlines.

A saída da empresa foi comunicada há alguns meses, mas o governo do Estado e a Infraero tentaram impedir a suspensão dos vôos com a redução das tarifas cobradas no aeroporto mineiro. Os valores da taxa de pouso e do estacionamento das aeronaves foram reduzidos à metade, refletindo numa economia de US$ 650 a cada pouso. Mesmo assim, a empresa não mudou os seus planos. O diretor-geral da Airlines, Erli Rodrigues, explicou que o alto custo de operação, aliado ao baixo movimento de passageiros, impossibilitou a permanência da empresa em Minas Gerais. “Apesar do valioso apoio que recebemos, não será possível manter a rota.”

Segundo o executivo, o custo operacional da companhia aumentou US$ 1,3 bilhão nos últimos 12 meses, por causa do aumento de preço dos combustíveis. O Boeing 777, operado pela Airlines, tem capacidade para transportar 240 passageiros, mas a média diária tem sido de 70 pessoas. Erli Rodrigues explicou que teria a alternativa de operar com uma aeronave menor (Boeing 767), vindo do Rio de Janeiro, mas o perfil dos passageiros mineiros é outro. “Esse vôo vai para Miami, enquanto os mineiros costumam ir, em sua maioria, para Nova York, com destino a Boston”, explicou.

Com a medida, a Airlines fez um acordo com a TAM, que passará a operar em code-share (compartilhamento), vôo diário para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para conexão com os serviços diários para os destinos nos EUA. A agência H.H.Picchioni, representante da Airlines em Belo Horizonte, informou que as passagens continuam a ser vendidas normalmente, utilizando o convênio feito com a TAM.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, lamentou a saída da companhia de Confins. “A direção da empresa reconheceu os esforços do governo para favorecer a sua permanência, mas infelizmente não conseguimos reverter a situação. Esperamos que a empresa volte a operar em Minas o mais rápido possível.”

O esvaziamento do aeroporto de Confins é um problema que o governo vem tentando solucionar. Inaugurado em 1984, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves tem capacidade para receber 5 milhões de passageiros por ano. Em 2003, passaram pelo terminal apenas 400 mil pessoas. Mas o fim da ociosidade pode estar perto. Além da duplicação da rodovia MG-010, entre Belo Horizonte e Vespasiano, no trecho de acesso ao aeroporto, todos os vôos domésticos que hoje são operados no aeroporto da Pampulha, serão transferidos para Confins, a partir de 1º de dezembro deste ano.

fonte: Jornal Estado de Minas - 28/09/2004
Bianca Giannini Renato Weil