Os
vôos “corujões" - noturnos com tarifa reduzida
- serão os primeiros a operar no Aeroporto Internacional Tancredo
Neves, em Confins, na 'reinauguração' do dia 13 de março,
quando 120 vôos que hoje estão na Pampulha serão transferidos.
O HOJE EM DIA apurou que a nova etapa do aeródromo deverá
ser inaugurada pela partida, aos trinta minutos de domingo, do primeiro
vôo corujão da TAM de Belo Horizonte para o Aeroporto Internacional
de Guarulhos, em São Paulo, representado pelo número 3347.
Esta ligação está listada na grade de vôos
da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero)
do primeiro dia de operação do “relançamento"
de Confins, mas ainda não consta da central de reservas da TAM.
A direção da companhia em Belo Horizonte confirmou que os
vôos econômicos noturnos estão nos planos da TAM e
que serão divulgados tão logo as novas ligações
estejam disponíveis na central de reservas. A TAM também
decidiu prorrogar por tempo indeterminado o vôo “corujão"
entre Belo Horizonte e Salvador, que hoje parte da Pampulha com preço
de R$ 390,00 para ida e volta e seria extinto em 12 de março. De
acordo com a empresa, após 13 de março o corujão
para Salvador partirá de Confins às 23 horas, de domingo
à sexta-feira, mesmo horário da operação na
Pampulha.
O primeiro pouso a ser registrado em Confins, no dia 13 de março,
será também aos trinta minutos de domingo, representado
pelo vôo 1820 da Gol, oriundo do Aeroporto Internacional Tom Jobim
- antigo Galeão -, do Rio de Janeiro. Este vôo já
opera hoje na Pampu lha, com retorno para o Rio às 6 horas da manhã
e bilhetes a R$ 110,00. A Gol também transferirá para Confins
o “corujão" de Salvador, que sai hoje da Pampulha à
0h50, com bilhetes a R$ 129,00.
De acordo como superintendente da Infraero em Confins, Cláudio
Figueiredo Salviano, a mudança dos vôos da Pampulha para
o Tancredo Neves viabilizará a ampliação da malha
aérea que atende a Belo Horizonte. É que, como o Aeroporto
da Pampulha já se encontra saturado, não há mais
espaço para novos vôos no terminal central.
Para ilustrar a situação de esgotamento do Aeroporto da
Pampulha, Salviano lembra que, enquanto o movimento de passageiros nos
aeroportos da Infraero cresceu em média 16% em 2004, em Belo Horizonte
este índice não passou de 7%. Este pífio resultado
ficou abaixo daquilo que foi verificado nos aeroportos de Brasília,
que cresceu 46%, e Salvador (20%).
E o espaço para o aumento do movimento em Confins é grande.
O aeroporto internacional tem capacidade para receber 5 milhões
de passageiros por ano e, mesmo com a mudança, chegará de
imediato a cerca de 3,4 milhões. De acordo com Salviano, a folga
permitirá que Confins receba vôos de conexões, o que
trará passageiros em trânsito para o terminal.
O superintendente destacou ainda que a Infraero espera que o aumento do
fluxo de passageiros em Confins alavanque as ligações internacionais,
hoje representadas pela Varig, que opera vôos para Frankfurt, Alemanha,
e pelo Lloyd Aéreo Boliviano, que faz a rota para Santa Cruz de
La Sierra, na Bolívia. De acordo com Salviano, a expectativa é
de que, até junho deste ano, novos vôos internacionais operem
a partir de Confins.
fonte: Jornal
Hoje em Dia - do dia 06/03/2005
Repórter: Rafael Sânzio
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