Leandro de Castro Pinheiro, Diretor de Impressa  do SINA - Sindicato Nacional dos Aeroportuários, falando na reunião do dia 25  de outubro, na Câmara Municipal de lagoa Santa.


TRANSFERÊNCIA DOS VÔOS PARA O AEROPORTO INTERNACIONAL TANCREDO NEVES

 

A quem não interessa a transferência?

             Fazendo minhas, as palavras do prefeito de Belo Horizonte, que disse ao sair do Palácio das Mangabeiras, onde foi pedir ao governador do Estado para reverter a decisão da transferência dos Vôos da Pampulha para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves,  pois acreditava ser prejudicial à cidade de Belo Horizonte :

            “Nos primeiros dois, três anos vai haver um certo sacrifício no deslocamento entre a cidade e o aeroporto de Confins, mas se não tomarmos esta decisão agora, BH não se qualifica como uma destinação turística e de negócios internacional” reconheceu. Publicação feita em jornal em 08/10/2004.

            Estranhamente no dia 19/10/2004, o Governo do Estado comunicou via imprensa, a solicitação do Prefeito para o adiamento da transferência dos vôos para dia 1º de março de 2005. O que terá acontecido nestes 11 dias?

            O Sindicato Nacional dos Aeroportuários, entende e vem a muito, lutando pela reordenação do tráfego aéreo nos aeroportos centrais, ou seja, Aeroporto de CongonhasXAeroporto de Guarulhos, Aeroporto de Santos DumontXAeroporto de Galeão e Aeroporto da PampulhaXAeroporto Internacional Tancredo Neves.

            Os aeroportos de Santos Dumont, Congonhas e Pampulha tem a denominação de aeroportos centrais e hoje a exceção do aeroporto de Santos Dumont, que já fez a transferência, não suportam tamanha movimentação se a reordenação do movimento de tráfego aéreo não for feita. Não obstante ao fato de Minas Gerais ficar engessada dentro do Aeroporto da Pampulha .

No ano passado na Rede Infraero, temos os seguintes números:

 

Aeroporto

Atendimento de Passageiros/Ano

Congonhas-Guarulhos

23 milhões

Santos Dumont-Galeão

10 milhões

Pampulha- Tancredo Neves

3,2 milhões

             Estes números mostram o quanto Minas Gerais vem perdendo na capacidade de receber passageiros, sendo gritante a discrepância entre estes três Estados.Em Minas Gerais, possuímos 853 cidades com capacidade turística que não são exploradas , precisamos deixar de ser provincianos e retomar o lugar de Minas Gerais no cenário Político Nacional.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, a geração de empregos entre diretos e indiretos está na ordem de 45 mil e no Aeroporto Internacional Tancredo Neves e Pampulha na ordem de 4 mil empregos entre diretos e indiretos. O Aeroporto Internacional Tancredo Neves voltando a ter a sua destinação natural, acredita este Sindicato que em pouco mais de 4 anos, estaremos gerando algo em torno de 30 mil novos empregos. Por isso, entendemos que a transferência dos vôos deve ser feita como o programado dia 1º de dezembro de 2004, pois muitos empresários, taxistas, lojistas e a Infraero acreditaram na mudança em 1º de dezembro. Relembrando que a decisão da transferência foi feita em várias audiências públicas na Assembléia Legislativa,totalizando treze ; uma audiência na Câmara Municipal dos Vereadores e em Seminário no Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

             Com a palavra Departamento de Aviação Civil e as Empresas Aéreas.

  

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