Na ultima semana de operação de todos os vôos na Pampulha, uma  tempestade fecha o aeroporto, confirmando porque foi necessária a transferência para Confins.

Tempestade fecha aeroporto
Transbordamento do córrego Engenho Nogueira leva lama e prejuízos ao terminal. Pousos e decolagens são transferidos e operações só devem voltar ao normal ao meio-dia de 08/03

AEROPORTO FECHADO
Temporal castigou ontem à noite a região da Pampulha, em BH. Muita lama invadiu o aeroporto (foto), obrigando a Infraero a transferir cerca de 70 vôos para Confins das 19h30 de ontem até o meio-dia de hoje. Esse é o tempo que o terminal ficará fechado para higienização e desinfecção. No aeroporto internacional, os passageiros reclamam da falta de informações sobre localização, trajeto e horários dos vôos que serão transferidos em definitivo da Pampulha, a partir de domingo. Funcionários correm contra o tempo para deixar o espaço pronto para receber mais de 8 mil usuários por dia. • Para os passageiros, pelo menos uma boa notícia: com a proximidade da Semana Santa, empresas aéreas anunciaram descontos de até 70%.

Funcionários da prefeitura começam a limpeza depois que a água baixou. Usuários criticam falta de estrutura


Lama, poças de água, gente nervosa, compromissos cancelados e cerca de 70 vôos – entre pousos e decolagens – transferidos para Confins entre as 19h30 de ontem e o meio-dia de hoje. Esse foi o saldo deixado pela tromba d’água que atingiu em cheio o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, na noite de ontem, e castigou toda a região. A previsão da Infraero é de que até o meio-dia de hoje os vôos decolem e pousem em Confins, já que o terminal está intransitável e precisará passar por higienização e desinfecção. Ontem, vôos que decolariam com destino a São Paulo, Brasília, Campinas e Rio de Janeiro foram cancelados ou transferidos. O mesmo ocorreu com as aeronaves que vinham para Belo Horizonte: tiveram que pousar no aeroporto internacional.

Por volta das 19h15, choveu forte na região da Pampulha e a água começou a invadir o saguão do terminal de passageiros. Vinte minutos foram suficientes para deixar um rastro de sujeira, lama e prejuízos. A causa dos transtornos foi o transbordamento do córrego Engenho Nogueira, que corta a região e que, em 2001 e 2003, já havia provocado estragos.

Os passageiros contam que quando a água começou a entrar pelas portas do saguão do aeroporto, muitas pessoas correram para o segundo piso, onde funciona um restaurante. “Lia uma revista quando ouvi a mensagem no microfone, pedindo que todo mundo corresse para o segundo andar. Foi uma confusão. Ficamos mais de uma hora para conseguir informações, um absurdo”, contou o mecânico de aviões Josimar Alves de Castro, de 30 anos, que ia para Brasília.

Nos guichês das companhias aéreas, funcionários tentavam colocar em ordem documentos, enquanto pessoal de limpeza tentava empurrar a lama para fora do terminal. A pista do aeroporto não foi atingida. A confusão se agravou quando os passageiros, em meio a poças de água, tiveram que resgatar as malas na única esteira de bagagem disponível no aeroporto. Uma passageira disse que a água chegou a bater nos joelhos. A cena mais comum eram homens de terno com sapatos nas mãos, andando descalços.

O analista de sistemas Luiz Cláudio Benguigui, de 42, que viajaria no vôo de 19h45 para o Rio de Janeiro, estava caminhando para a sala de embarque quando a água invadiu o terminal. “Quando vi a água subindo tão rápido, pulei em cima de um carrinho. Não dá para contar com um lugar que tem esse tipo de estrutura.” Passageiros da Gol Linhas Aéreas que iam para Brasília e, de lá, para Belém, ficaram nervosos quando souberam que a aeronave que faria o vôo tinha pousado em Confins e decolou, sem esperá-los. A Gol foi a única companhia a providenciar vans para os passageiros, que decolaram de Confins ontem mesmo. Passageiros dos vôos da empresa que foram cancelados foram levados para hotéis.

 

Confusão marca mudança de vôos

A apenas cinco dias da maior mudança já feita no sistema aeroportuário de Minas, a transferência de 120 vôos diários da Pampulha para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, ainda é uma incógnita para os passageiros. Usuários que embarcam e desembarcam com freqüência em Belo Horizonte desconhecem informações básicas sobre as alterações, como horários de pousos e decolagens, localização, trajeto e formas de acesso ao terminal da região metropolitana. Até ontem, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) não havia começado uma campanha de divulgação ao público.

O diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Leandro Castro Pinheiro, acusou a Infraero de quebrar a promessa de fazer ampla divulgação. “A maior parte das pessoas não sabe o que está acontecendo, principalmente aquelas que viajam pouco. Desde o início, a empresa alegou que isso seria feito antes das alterações”, criticou.

A Infraero admitiu o atraso na veiculação de peças publicitárias. Anúncios em rádio, TV, jornais, outdoors e revistas de bordo, alega a empresa, já estão preparados, mas só podem sair do papel após publicação da portaria que autoriza a mudança dos vôos pelo Departamento de Aviação Civil (DAC). Apesar de todos os detalhes já estarem acertados, sem ela, a transferência não existe oficialmente.

Nota oficial O DAC informou ontem, em nota oficial, que a portaria será publicada nos próximos dias. O documento deve ser assinado pelo diretor-geral do órgão, brigadeiro Jorge Godinho, e depois publicado no Diário Oficial da União. Caso a assinatura ocorra hoje, somente amanhã, a quatro dias de Confins passar a receber 8,2 mil passageiros por dia, o processo será encerrado e a campanha autorizada.

O superintendente do Aeroporto de Confins, Cláudio Figueiredo Salviano, atribuiu a demora na divulgação ao lento e desgastante processo de transferência, rejeitado por parte dos usuários e, principalmente, do empresariado. “A mudança dos vôos foi difícil, muito negociada e envolveu vários atores. Creio que, por isso, houve esse atraso”, explicou.

Salviano garantiu, no entanto, que um grande esquema será montado, sobretudo nos primeiros dias, para evitar confusões. “Vamos divulgar um número de telefone gratuito, no qual os usuários poderão se informar sobre todos os detalhes, como horários de vôos e de ônibus para o aeroporto. Além disso, fora o posto de informações com que já contamos, vamos disponibilizar mais dois para prestar informações aos usuários”, adiantou ele, que teme confusões, principalmente, porque alguns vôos permanecerão na Pampulha.

DETALHES “Sou do Rio de Janeiro e, por isso, conheço pouco a cidade. Não tenho nem idéia de onde fica Confins e como faço para chegar até lá”, reclama, na Pampulha, a funcionária pública Graça Maria Teixeira Beça, de 52 anos, que vem a BH uma vez por semana participar de um curso. “Gostaria, por exemplo, de saber como vai ser o sistema para comprar passagens para os vôos que vão permanecer aqui. Certamente vão ser mais caros, mas ainda não apareceu ninguém que esclarecesse isso”, alegou.

“Está faltando um pouco de empenho na divulgação. Afinal, BH é um pólo econômico”, reivindicou a publicitária Tânia Barros, de 41, que uma vez por mês vem de São Paulo para a capital e ficou sabendo da transferência por um taxista, pouco antes da partida.

CONFINS
Reformas a toque de caixa
 
Às vésperas de se transformar no mais movimentado terminal aeroportuário de Minas, o Aeroporto de Confins era, ontem, um imenso canteiro de obras. Comerciantes, empresas aéreas e operários contratados pela administração do terminal trabalhavam a toque de caixa para fazer as reformas necessárias ao atendimento dos cerca de 3 milhões de passageiros anuais esperados.

A Infraero investiu R$ 8,2 milhões em uma série de intervenções, entre elas a ampliação das pistas de taxiamento, a reforma das salas de embarque e a revitalização de pontes e esteiras para bagagens. Contudo, pequenas obras, como a automação dos estacionamentos e a construção de uma passarela de acesso à área reservada para carros, ainda estavam em andamento. O superintendente do aeroporto, Cláudio Figueiredo Salviano, garante que tudo estará pronto até domingo, quando os vôos serão transferidos.

Na tarde de ontem, os guichês da maioria das companhias ainda estavam cobertos de tapumes. A TAM, por exemplo, teve cinco dias para se adequar. “É pouco tempo, mas estamos acostumados”, afirmou, bem-humorado, o gerente de atendimento da empresa, Éden Pisani, responsável por transformar uma área de 386 metros, praticamente abandonada há cinco anos, em espaço para 90 funcionários e 2 mil clientes diários.

Os passageiros que passarem por Confins vão contar com cerca de 20 lojas, entre agências bancárias, correios, restaurante, choperia, locadoras de veículos e engraxataria. Mas vários serviços, que dependem de licitação, vão demorar a ser inaugurados.

Cristiana Andrade 
Fábio Fabrini 

fonte: Jornal Estado de Minas - do dia 08/03/2005