A iluminação na Rodovia MG 10, Lagoa Santa a Belo Horizonte está sendo feita só no trecho já duplicado.

CONFINS - Prestes a decolar

"Aeroporto abrirá licitações nos próximos meses, pretende quadruplicar o número de lojas e de funcionários e aposta no crescimento do serviço aéreo, mas investimentos no terminal ainda são tímidos a 19 dias da transferência de vôos.
O sonho de milhares de moradores e profissionais da Região Norte da Grande-BH está próximo de se tornar realidade. No dia 13 de março, um domingo, a Infraero irá transferir a maioria dos vôos da Pampulha para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Esta mudança deve alavancar todo o comércio da região, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, além de muitos negócios e uma nova fase para o transporte aéreo em Minas Gerais. Por tudo isto, existe muita ansiedade e apreensão, uma vez que a transferência já foi adiada duas vezes.

Os bons ventos já começam no estacionamento do aeroporto, onde Marcos Antônio Pereira, 28 anos, residente em Confins, comemora a sua contratação: Fiquei vários meses desempregado e agora tenho a chance de ter uma carteira assinada. Isto é muito bom. Este aeroporto vai dar uma nova vida a toda região . A administração do aeroporto promete um estacionamento mais barato, ágil e confortável. Para isto, contratou 12 novos funcionários. Trabalhadores também podem ser vistos limpando e capinando toda a pista do terminal. As placas de publicidade continuam em branco, pois parece que as agências ainda não acreditaram que Confins será mesmo reativado . O ambiente está limpo e as estruturas conservadas.

No entanto, dentro do aeroporto, o movimento de novos investimentos ainda é tímido. A livraria muda seu design e também pensa em contratar, uma vez que terá movimento no local praticamente 24 horas por dia. Os nove funcionários devem ganhar o reforço de outros três. Já os bares e lojas fechados quando os vôos começaram a ir para a Pampulha, ainda não estão voltando na intensidade necessária. Quem esperava um movimento imediato de obras e novas empresas de serviços, ficou frustrado. Estou indo para a Irlanda e esperava encontrar um aeroporto mais movimentado. Pela importância que ele terá no cenário do transporte em Minas, acho que deveria oferecer mais serviços e opções para quem está esperando , comentou Angélica de Oliveira, que mora em Ipatinga.

GRADATIVO

O superintendente do Tancredo Neves, Cláudio Salviano, explica que as mudanças serão gradativas: No dia 13 estará funcionando tudo o que for básico para o bom atendimento dos passageiros. Ainda neste semestre, organizaremos as licitações e os espaços serão reabertos (a idéia é que sejam 80 lojas e não 20 como hoje). No próximo ano, serão dados os passos mais ousados, como criação de uma praça de alimentação e outros espaços de serviços. Os usuários podem ficar tranqüilos, pois o aeroporto é um dos mais bem equipados do Brasil, utiliza tecnologia de ponta e receberá todos com muita precisão .

Salviano conta, por outro lado, que os investidores e lojistas querem esperar um pouco mais: Alguns empresários perderam investimentos quando houve o esfriamento do terminal, agora, é preciso tempo para que eles vejam que o Tancredo Neves é um local bom e seguro para investimentos. Por isto, e também por causa das questões burocráticas, estamos preparando as licitações para os próximos meses. Seria precipitado já voltar com tudo no dia 13, mesmo porque não sabemos como será a demanda. Depois de março, de posse de pesquisas, vamos colocar todos os serviços desejados pelos passageiros. Uma mudança como está requer um pouco de tempo ."

-Otávio di Toledo

fonte: Jornal diario da Tarde de 24/02/2005