Veja os direitos dos clientes bancários
O consumidor tem uma série de direitos com relação aos serviços bancários de acordo com o Código de Defesa do Cliente Bancário aprovado pelo CMN. Saiba quais os direitos perante as instituições financeiras.
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O Conselho Monetário
Nacional (CMN) aprovou o Código de Defesa do Cliente Bancário. As regras
foram publicadas no Diário Oficial da União e já estão valendo. O documento
traz uma série de regras que as instituições financeiras devem seguir
na relação com seus clientes. Confira abaixo os direitos dos clientes
com relação aos serviços bancários.
- Os contratos entre bancos e clientes devem ser transparentes e a
resposta às reclamações e consultas sobre informações dos serviços prestados
em instituições financeiras deve ser rápida.
- Os bancos devem deixar claras as regras de responsabilidade pela
emissão de cheques sem fundos, penalidades a que o cliente está sujeito,
encerramento de contas, remunerações, taxas, tarifas e comissões.
- O cliente tem direito a desconto quando pagar antecipadamente empréstimos
ou outros débitos com uma instituição financeira.
- O banco deve emitir extratos de conta corrente e outros demonstrativos
em linguagem clara. O atendimento de serviço eletrônico também deve
ser realizado em linguagem acessível ao cliente.
- Os bancos têm o dever de facilitar e dar prioridade ao atendimento
de pessoas com deficiência física, gestantes ou idosos.
- Os bancos estão proibidos de tratar com diferença clientes ou não
clientes nos pagamentos de contas. As agências bancárias devem ser abertas
a clientes e não clientes.
- As agências bancárias devem sempre manter o atendimento em caixas
convencionais e não obrigar o cliente a realizar seus pagamentos ou
outros serviços bancários em caixas eletrônicos ou de auto-atendimento.
- O cliente só é obrigado a avisar sobre saques acima de R$ 5 mil com
antecedência de quatro horas.
- Os bancos estão proibidos de realizar transferência automática de
dinheiro da conta corrente do cliente para um investimento sem autorização
prévia do consumidor.
- O novo código proíbe as vendas casadas de produtos financeiros como,
por exemplo, a concessão de um empréstimo sob a condição de que se compre
um seguro de automóvel.
- O cliente tem direito a informações do Banco Central (BC) e deve
recorrer à Central de Atendimento ao Público do BC no telefone 0800-992345.
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