Trecho liberado na Linha Verde
Entre o trevo de Lagoa Santa e o aeroporto.

Além da pista dupla e nova sinalização, rodovia já recebeu quatro das nove passarelas previstas no projeto
Quem passou ontem (01/06/06) à tarde pela Rodovia MG-010, que liga Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, teve a oportunidade de trafegar pelo primeiro trecho da Linha Verde já concluído e liberado. São 3,7 quilômetros da duplicação da estrada, sentido Confins/Belo Horizonte, entre o trevo de Lagoa Santa e o aeroporto.
A Linha Verde é uma obra do governo estadual e vai funcionar como uma via expressa ligando o Centro da capital ao aeroporto, em um total de 35,4 quilômetros. Estão sendo investidos R$ 308 milhões no projeto.
Também ontem, uma passarela foi liberada para pedestres na altura do Distrito Industrial de Lagoa Santa. Uma outra foi montada no trevo de Santa Luzia, onde o trânsito de veículos foi desviado pelas laterais.
Das nove passarelas previstas, quatro já foram montadas, mas faltam a pintura e a colocação de guarda-corpo. Hoje, mais 3,3 quilômetros de pista serão liberados, da ponte sobre o ribeirão da Mata, em Vespasiano, ao trevo de Lagoa Santa, sentido Confins. A liberação também seria ontem, mas houve atraso na colocação de placas e dispositivos de segurança. Nos trechos liberados, as pistas antigas foram recuperadas e houve recomposição vegetal dos taludes e canteiros.

No trevo de Lagoa Santa os motoristas devem dirigir com atenção. No local estão sendo construídos dois viadutos de grande porte. Quem sai de Lagoa Santa terá acesso para Belo Horizonte passando por um dos viadutos. O outro viaduto permitirá o retorno para Confins para quem trafega pela MG-010.

Ao todo, são quatro dias gastos na montagem das passarelas na MG-010. As estruturas são fabricadas por uma empresa, as fundações por outra, e a montagem por uma terceira. Ontem, a colocação das vigas da passarela não afetou o trânsito de veículos. Os desvios, abertos nas laterais, foram cobertos com raspas de asfalto, recebendo água de um caminhão-pipa para evitar poeira.

Dos 35,4 quilômetros da Linha Verde, 1,4 fica na avenida Andradas, no centro da capital, com a construção do Bulevar Arrudas. Outros 12 quilômetros são na avenida Cristiano Machado e 22 quilômetros na MG-010.

Neste fim de semana, a cobertura do Ribeirão Arrudas prossegue. Amanhã serão colocadas mais 25 vigas sobre o seu leito, em frente ao Parque Municipal. Haverá desvio de trânsito na região. Das 610 vigas previstas no projeto, 381 já foram colocadas. O trecho entre a Rua Rio de Janeiro e Viaduto Santa Teresa já foi todo coberto.

Com o bulevar, a avenida vai ganhar pistas mais largas, com faixas preferenciais para o transporte coletivo e um completo tratamento paisagístico, além de ciclovia da Alameda Ezeguiel Dias ao Viaduto Santa Teresa. O trabalho é feito aos fins de semana para não complicar o trânsito.
Hoje, mais 3,3 quilômetros de pista serão liberados, da ponte sobre o Ribeirão da Mata, em Vespasiano, ao trevo de Lagoa Santa.

Veja o que já foi editado sobre a MG 10

fonte: Jornal Estado de Minas - 02/06/2006
Pedro Ferreira

www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade