email: seos@lagoaminas.com.br
Nome: Canela
enviado em 29 de setembro de 2003 17:43
Opinião:
DEBATE SOBRE A (IN) SEGURANÇA PÚBLICA
O plenário da Câmara Municipal de Lagoa Santa foi palco de debate sobre este tema no dia 26 de setembro das 19:00 hs até quase 24:00 hs. Os presentes vereadores, autoridades da Polícia Militar, do judiciário, da Polícia Civil e civis vítimas da violência, dissertaram sobre seus dramas, convicções e conhecimentos técnicos. Entretanto nada de concreto ficou estabelecido. Infelizmente o Prefeito não pôde comparecer enviando um representante que não pôde se comprometer com nada objetivo.
Desta reunião é possível extrair as seguintes conclusões: Não obstante o excelente nível de conhecimento técnico e de boas intenções das autoridades, está faltando recursos financeiros e logísticos para uma atuação mais eficiente na defesa da população. A Polícia Civil não pode exercer a função investigativa porque os poucos investigadores tem de ficar por conta de cuidar do setor de trânsito e dos presos encarcerados; faltam recursos humanos e veículos à Polícia Militar; a exclusão social está gestando novos contingentes de marginais principalmente entre jovens, crianças e adolescentes etc.
Boas idéias foram sugeridas, como a da criação de uma guarda municipal (desarmada) e a da monitoração dos acessos principais e secundários da cidade com câmaras de vídeo conectadas uma central de inteligência da policia,dentre outras.
Ficou faltando a participação mais comprometida de quem tem recursos para ajudar na melhoria do sistema de defesa e prevenção da violência ou seja - o Poder Público Municipal. e a Sociedade Civil representada pelas associações, ongs e clubes de serviço (Lions, Rotary,Maçonaria,Associação Comercial, de Bairros etc.). A esperança de luz no fim do túnel ficou por conta da sugestão de criação de dois "mecanismos" interligados que seriam o Conselho Municipal de Segurança Pública , que seria responsável pela gestão do Fundo Municipal de Segurança Pública.
O conselho abrigaria as autoridades competentes e representantes da população organizada e definiria as estratégias prioritárias a serem implementadas com os recursos públicos e aqueles a serem captados junto a Empresa, Indústrias, Comércio, Serviços, etc
Estamos aguardando ansiosamente pela efetivação de ações práticas.
Lagoa Santa, 29 de setembro de 2003. Canela.

Canela é um heterônimo do Eng. Arquiteto Marcos de Gusmão Lambert