Pampulha terá trincheira na Av. Antonio Carlos

-Morador de Lagoa Santa que trabalha em Belo Horizonte e  passar pela av. Antonio. Carlos, vai chegar em casa mais cedo, quando a trincheira estiver pronta. 
Leia a reportagem:


Uma trincheira a ser construída na interseção das avenidas Antônio Carlos e Santa Rosa, na Pampulha, pode melhorar o trânsito no local, por onde passam diariamente 83 mil veículos nos dois sentidos da Antônio Carlos. A obra, que faz parte do projeto de construção da estação BHBUS Pampulha, idealizado por Oscar Niemeyer, vai custar R$ 9 milhões com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS). De acordo com o diretor-presidente da BHTrans, Ricardo Mendanha, até no final do próximo mês haverá licitação para contratação da empreiteira responsável pela obra. Entre o edital, assinatura do contrato e execução da obra, a expectativa de Mendanha é que dentro de um ano a trincheira já esteja inaugurada.
Além da trincheira, o projeto prevê alteração na geometria da interseção das avenidas Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram, a 600 metros dali, para melhorar o tempo de viagem dos motoristas que utilizam aquele corredor de trânsito.
A respeito da trincheira, Ricardo Mendanha explicou que tanto os ônibus como parte dos veículos pequenos estarão mergulhando por baixo da Avenida Santa Rosa. E quem trafega pela Avenida Santa Rosa, passando por cima da Antônio Carlos, terá os sinais de trânsito diminuídos de três para dois tempos. Hoje existe um tempo para quem trafega pela Antônio Carlos, nos dois sentidos, e outros dois tempos para quem passa pela Santa Rosa - um para quem vai sentido Lagoa da Pampulha e outro para a Região Central. “Vão ficar só os semáforos da Santa Rosa", explicou Mendanha.
A trincheira facilitará o trânsito principalmente no acesso ao Aeroporto da Pampulha. “É o nosso maior problema, principalmente com o transporte coletivo", disse Mendanha, explicando que a Antônio Carlos é corredor de acesso às regiões Pampulha, Venda Nova, e cidades da Região Metropolitana como Ribeirão das Neves, Vespasiano, Lagoa Santa, entre outros municípios, e o Aeroporto Internacional de Confins.
Na Avenida Antônio Carlos são 40 mil veículos trafegando diariamente no sentido centro/bairro e 43 mil no sentido contrário. Os desvios de trânsito para execução da obra já estão sendo estudados, segundo o presidente da BHTrans, mas os impactos serão mínimos. “Vamos utilizar concreto pré-moldado e o tempo de fechar o trânsito será pequeno. Toda a estrutura da trincheira será feita e depois é só furar o chão e montá-la", informou. Alguns desvios serão pela orla da lagoa, passando pela Avenida Otacílio Negrão de Lima, e outros pela Avenida Presidente Carlos Luz (Catalão), Avenida Cristiano Machado e ruas locais paralelas.
Além da trincheira, os moradores da Pampulha vão receber uma estação BHBus. A estação ficará ao lado do Hipermercado Via Brasil. Todas as imediações receberão um tratamento paisagístico, segundo Mendanha. Do vertedouro da lagoa até o viaduto do Bairro São Francisco, a Avenida Antônio Carlos ganhará pistas centrais e isoladas para os ônibus. Os veículos pequenos somente vão trafegar pelas laterais.

Pedro Ferreira
Repórter - fonte Jornal Hoje em Dia de 15/mar/03