Lagoa Santa e Hemominas se unindo para salvar vidas.
para entender melhor leiam: "luta de Fabiana contra leucemia"
Vidas Cruzadas

"Dizem que quando uma borboleta bate as asas aqui, os reflexos são sentidos no Japão. Mas não é preciso ir tão longe para sentir como as nossas atitudes refletem na vida de outros, muitas vezes que nem conhecemos.
Essa história começa ainda no início da década de 80, quando eu era uma criança.
Pois bem... Eu, Caroline, conheci essa menina que veio a se tornar, por muitos anos, a minha melhor amiga, Fabiana.
Quis a vida, e as escolhas que a gente faz ao longo dela, que nossos caminhos se separassem por muito tempo até que aquela menina doce, delicada e frágil, que um dia foi a minha melhor amiga, foi diagnosticada com Leucemia.
Quando eu soube, senti um aperto no coração.
Pedi à minha mãe que me acompanhasse ao hospital para vê-la.
E foi o que fizemos.
Fui até lá esperando encontrar a mesma menina doce, delicada e frágil.
Mas eu me enganei.
Encontrei Fabiana, uma mulher forte, guerreira e determinada a lutar.
E foi o que ela fez por alguns anos. Lutou. E ao longo desses anos ela não lutou apenas por si mesma. Lutou por outros tantos que, como ela, tinham que aprender a lutar pela vida.
Foi durante essa época de luta que Lagoa Santa se uniu a Fabiana para uma campanha de cadastro de medula óssea.
E aí entra na minha (nossa) história uma nova personagem: Raquel, minha irmã, que prontamente, fez o seu cadastro.
Nenhum daqueles cadastros puderam atender a necessidade de Fabiana, que acabou por conseguir um outro doador.
Infelizmente, essa guerreira perdeu a luta e nos deixou em 2009.
Mas ela não perdeu a guerra.
Uma borboleta havia batido as asas...
Há alguns meses, Raquel (irmã)recebeu um telefonema muito especial.

O cadastro feito por ela para ajudar Fabiana poderia salvar a vida de outra pessoa.
A chance de se encontrar um doador compatível, que não seja da mesma família, é de 1 em 100.000. É mais fácil ganhar na Mega Sena com uma aposta de 10 números! 1 em 10.000!
A felicidade dela, eu posso dizer porque eu vi, foi IMENSA!
Sem saber onde, como, quando e nem para quem, ela logo se prontificou a fazer o que fosse necessário.
Foi feito um novo exame de sangue no Hemominas para a certificação de compatibilidade.
Depois de dois ou três meses, outra boa notícia: a compatibilidade foi confirmada.
Era preciso então que Raquel seguisse viagem até Jaú/SP, para realização de uma série de exames que certificaram que a saúde dela era impecável e que ela estava apta a fazer a doação.
Era apenas uma questão de ela realmente estar disposta. E ela estava! A responsabilidade é enorme...
O receptor, cuja única informação que temos é que provavelmente é uma criança, precisa passar por uma preparação delicada que o deixa totalmente sem defesa, para que ele possa receber células novas e sadias.
Uma desistência a essa altura poderia ser fatal para esse receptor. Mas ela não desistiu! E hoje, dia 30 de janeiro de 2014, ela está lá, novamente em Jaú, aguardando ansiosamente para cumprir o seu papel nessa história e ter a honra de poder salvar uma vida.
Sem se importar com nada, sem ganhar nada... sem sequer saber quem vai receber a sua doação. Quando falamos com ela para saber como estão os preparativos, é como se falássemos com alguém que se prepara para uma grande festa e não para um procedimento médico doloroso. Porque ela é assim, tem um coração do tamanho do mundo e não poderia ser diferente.
A luta de Fabiana não foi em vão.
A sua luta pode não ter salvado a sua vida, mas os reflexos dela podem ser capaz de salvar a vida dessa criança. Eu sei que a dor, principalmente da família, de seus pais Cleusa e Márcio, não vai passar nunca, mas talvez a certeza de que nada disso foi em vão possa ser um acalento para eles. Que o exemplo de doação de Raquel, eu espero, também não seja em vão.
Que ele sirva de incentivo para que essa corrente de amor possa se espalhar e ganhar o mundo. Que outras borboletas batam asas e que esses reflexos possam ser sentidos aqui do lado ou do outro lado do mundo, no Japão."
Caroline Cária Neves e Raquel
Cária Neves
filhas do Dr. Gilberto Neves e Mirtes.
Medico conseituado na comunicade, foi Secretario de Saude por 9 anos.
clique no link leiam parte de sua vida medica.
Possui o título de Médico Mineiro destaque 2003


NÃO BASTA SÓ PENSAR EM AJUDAR, PARTICIPE DE VERDADE
NÃO ESQUEÇA, A EQUIPE DO HEMOMINAS ESTARÁ EM LAGOA SANTA NO DIA 03/12/2006 - DOMINGO, PARA REALIZAR A COLETA E CADASTRAMENTO DE DOADORES VOLUNTÁRIOS QUE SE INTERESSAREM EM AJUDAR.
Horário: 9:00h as 15:00h
Local : Secretaria de Saúde - rua Ac. Nilo Figueiredo, 90, Centro.
- Fabiana, temos certeza de que a comunidade de Lagoa Santa e também pessoas de todos os cantos do país estarão solidarizados com você e sua família.
"Gostaria de falar a vocês sobre o cadastramento de pessoas para doação de medula óssea. Entretanto, acho interessante falar antes um pouco da minha história.
"Meu nome é Fabiana Gonçalves Cota e em março de 2003, quando tinha 24 anos, descobri que estava com leucemia linfóide aguda.
Felizmente me tratei apenas com quimioterapia e, após um período longo e doloroso, finalizei o tratamento e passei a ter novamente uma vida normal.
Durante a manifestação da doença e todo o tratamento, eu não era indicação para transplante de medula óssea, mas de qualquer forma fiz os exames e foi constatado que meus pais e meu único irmão não são compatíveis comigo. Agora inicio uma nova jornada pois no dia 17 de Outubro de 2006 foi diagnosticado que a doença voltou.
Tendo sido feito o tratamento em uma primeira ocasião apenas com quimioterapia e tendo havido o retorno da doença, passo agora a ser indicação para transplante de medula óssea e, com isso, serei mais uma entre milhares de pessoas em busca de alguém compatível comigo."
Dessa forma, venho a público pedir a todos que receberem esse e-mail que se mobilizem por essa causa que, infelizmente, não é só minha. Peço ainda a todos aqueles que me conhecem ou não que torçam por mim para que eu possa ter forças suficientes para vencer mais uma vez. Desde já recebam o meu muito obrigada!"
A EQUIPE DO HEMOMINAS ESTARÁ EM LAGOA SANTA NO DIA 03/12/2006 - DOMINGO, PARA REALIZAR A COLETA E CADASTRAMENTO DE DOADORES VOLUNTÁRIOS QUE SE INTERESSAREM EM AJUDAR.
Horário: 9:00h as 15:00h
Local : Secretaria de Saúde - rua Ac. Nilo Figueiredo, 90, Centro.
"SEJA UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA
Seguem abaixo algumas informações sobre o cadastramento para doadores de medula óssea e insisto para que leiam e divulguem. Anexei também a esse e-mail um arquivo com as principais informações sobre a doação de medula óssea, por favor não deixem de ver!"
"A Fundação Hemominas e o MG Transplantes operacionalizam um cadastro de doadores voluntários de medula óssea, que integra um sistema nacional e internacional de informações de candidatos à doação. Todo o trabalho é feito por profissionais sérios e competentes e não há risco nenhum para os doadores.
O objetivo da medida é ampliar o REDOME - Registro Nacional de Doadores
Voluntários de Medula Óssea. Assim, quando um paciente
necessitar de transplante, o cadastro será consultado e, se for encontrado
um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação, depois de
passar por exames clínicos e testes de compatibilidade. O transplante de
medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de
leucemias e outras doenças do sangue."
"Para o doador se cadastrar no REDOME existem apenas as seguintes restrições:
- Possuir entre 18 e 55 anos; - Pesar acima de 50 quilos; - Não ter contraído hepatite após 10 anos de idade;
A coleta em Belo Horizonte é realizada no Hemominas, localizado na Alameda
Ezequiel Dias, 321, Bairro Santa Efigênia às terças, quartas e quintas-feiras, das 07:00 às 10:00 horas e das 13:00 às 15:00 horas e o doador não precisa estar em jejum. Para o cadastramento é
realizada apenas coleta de amostra de sangue! Nada mais que isso! O telefone para maiores informações em Belo Horizonte é (0xx31)-3248-4516.
Aqueles que residem em outras cidades ou estados gostaria que procurassem o hemocentro mais próximo e também se cadastrassem. Peço que divulguem essas informações para parentes, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, ou seja, para o maior número de pessoas possível. Além de divulgarem para toda a sua lista de e-mails, se possível, imprimam quantas cópias puderem e distribuam para os que não têm acesso à internet, coloquem na portaria do prédio, na igreja que freqüentam, nas faculdades, nos cursos de idiomas, afixem no quadro de aviso do trabalho! A idéia é fazer o tema circular em todos os lugares para salvarmos vidas!"
registro dos doadores: A turma do Bar do Leo se reunirá neste fim de semana para a realização dos testes de doadores. Participe você também!
Seja solidário, confirme sua doação por e-mail
Perguntas e Respostas sobre Transplante de Medula Óssea
Passo a passo para se tornar um doador
"É no interior dos ossos, na Medula Óssea, onde estão as células progenitoras das células sangüíneas. Ali também tem origem as alteração que vão ser responsáveis por inúmeras doenças."
SEJA SOLIDÁRIO! ENVIE ESTA PÁGINA PARA, NO MÍNIMO, CINCO PESSOAS
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade