POR QUE MANTER O PESO É TÃO DIFÍCIL?
Acredite: manter o peso requer cuidados especiais. No processo de emagrecimento é preciso dar ao organismo um período de adaptação a nova realidade, ao novo tipo de alimentação, que se apresenta. Da mesma maneira, para conseguir manter o peso é necessário mais um período mínimo de adaptação, que vai variar individualmente , em que o indivíduo precisa manter o mesmo peso, sem grandes oscilações. Não se deixe levar por pensamentos do tipo “agora posso comer de tudo sem restrições, já fiz muito sacrifício, agora basta!”. Fique certo de que aqueles que voltam aos hábitos alimentares desregrados estão fadados ao fracasso. Monte seu prato e resista a repetir a dose.
Outra dica importante refere-se as saídas ou “furadas” do programa alimentar. O ideal é que você fure o cardápio prescrito somente 1 vez por semana, não só durante o processo de emagrecimento, mas após também, devido a necessidade de um período de adaptação. Em saídas para bares ou restaurantes, identifique e afaste as duplinhas explosivas. Tente não combinar álcool com doce, opte por apenas um destes. Se escolher um prato principal mais calórico, abra mão do álcool e do doce. Se preferir petiscar o couvert, reduza o prato salgado e termine por aí. Se quiser adoçar a boca, então pule a entrada, o drinque e evite pegar um prato salgado pesado...
Quando chegar ao restaurante, avalie com calma o que está com mais vontade e faça a sua escolha. Respire fundo e nem pense em dar sinal verde para todo alimento que aparecer na sua frente. Lembre-se; quem escolhe a comida é você e não o contrário.