 Há
mais de 10 anos, nesta época de chuva, a comunidade sempre volta
a conviver com os problemas ocasionados pelos burados que multiplicam-se
no leito das ruas, com os afundamentos nas pistas e o mato cobrindo as áreas
dos passeios e avançando sobre o leito dos logradouros.
Em vários pontos da cidade, buracos e desníveis de pista exigem
atenção dobrada dos motoristas que, em um segundo de descuido,
podem ter o pneu do carro estourado, a roda amassada, a suspensão
quebrada e, em casos mais graves, até mesmo sofrer um acidente. É
preciso então ter paciência e mais atenção nesta
época do ano, cujos buracos e remendos de asfalto na pista parecem
ser um problema sem solução. |
As
principais ruas da cidade merecem novo revestimento de asfalto, com restauração
total.
A camada de asfalto que reveste o leito das ruas Ac. Nilo Figueiredo,
Conde dolabela, Av. Prefeito João Daher, Av. Getúlio Vargas
e a Pça Dr. Lund, ultrapassaram e muito sua vida útil.
Falta de reparo constante permite que o problema se agrave.
As pistas de circulação de veículos encontram-se
comprometidas pelas trincas, buracos ou "panelas", que são
causados por materiais e serviços inadequados de manutenção,
infiltração da água, desagregação do
material sob ação do tráfego de veículos,
diminuição gradual da resistência, remendos das valas
feitas pela COPASA, e, em alguns trechos, o afundamento causado pela má
compactação do asfalto. No
processo de formação das "panelas" ou buracos,
quando uma placa de revestimento se desprende, deixa a base do pavimento
exposta à ação das águas da chuva.
Nesta época de chuva o problema se agrava pela falta de drenagem
de águas pluviais, que, quando as enchurradas enchem os buracos,
o motorista fica indefeso. Com isto, o prejuízo é certo,
com danos na direção, cano de descarga quebrado e desalinhamento
dos pneus.
Há mais de 15 anos estas vias não recebem um novo revestimento
asfáltico, optando sempre o Departamento de Obras pela já
conhecida operação "Tapa Buraco".
A situação poderia ser mais precária se a base não
fosse de calçamento de pedra.
O desconforto é certo para quem anda de carro devido as trepidações
e quedas nos buracos, que comprometem todo o sistema de direção
dos veículos, além de expor a riscos o motorista e o pedestre.
Há tantos remendo que, para se saber quantas ligações
de águas e esgoto existem nestes trechos, basta somente contar,
pois o asfalto é tão antigo que apresenta à vista
todas as marcas das valas das ligações e o trajeto das adutoras.
É difícil entender o descaso com a conservação
das nossas vias principais, principalmente quando lembramos que, de 2003
a 2004, todo o Bairro Brant foi pavimentado, e, em 2005, todo a parte
baixa do bairro Sobradinho também foi asfaltado. Atualmente, já
existem placas no Bairro Joá anunciando que as ruas Espírito
Santo e México serão pavimentas.
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