Iniciadas as obras de nova pavimentação da rua Ac. N. Figueiredo no trecho da entrada da cidade.
A Secretaria Municipal de Obras elaborou um projeto para recuperar a malha viária, para proporcionar segurança aos pedestres que transitam pelo local e, em parceria com a Secretaria de Transportes, implementar a sinalização do trecho.

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fonte: Informativo online da Prefeitura Municipal de lagoa Santa - 24/02/2007

Há mais de 10 anos, nesta época de chuva, a comunidade sempre volta a conviver com os problemas ocasionados pelos burados que multiplicam-se no leito das ruas, com os afundamentos nas pistas e o mato cobrindo as áreas dos passeios e avançando sobre o leito dos logradouros.
Em vários pontos da cidade, buracos e desníveis de pista exigem atenção dobrada dos motoristas que, em um segundo de descuido, podem ter o pneu do carro estourado, a roda amassada, a suspensão quebrada e, em casos mais graves, até mesmo sofrer um acidente. É preciso então ter paciência e mais atenção nesta época do ano, cujos buracos e remendos de asfalto na pista parecem ser um problema sem solução.

As principais ruas da cidade merecem novo revestimento de asfalto, com restauração total.
A camada de asfalto que reveste o leito das ruas Ac. Nilo Figueiredo, Conde dolabela, Av. Prefeito João Daher, Av. Getúlio Vargas e a Pça Dr. Lund, ultrapassaram e muito sua vida útil.
Falta de reparo constante permite que o problema se agrave.
As pistas de circulação de veículos encontram-se comprometidas pelas trincas, buracos ou "panelas", que são causados por materiais e serviços inadequados de manutenção, infiltração da água, desagregação do material sob ação do tráfego de veículos, diminuição gradual da resistência, remendos das valas feitas pela COPASA, e, em alguns trechos, o afundamento causado pela má compactação do asfalto.No processo de formação das "panelas" ou buracos, quando uma placa de revestimento se desprende, deixa a base do pavimento exposta à ação das águas da chuva.
Nesta época de chuva o problema se agrava pela falta de drenagem de águas pluviais, que, quando as enchurradas enchem os buracos, o motorista fica indefeso. Com isto, o prejuízo é certo, com danos na direção, cano de descarga quebrado e desalinhamento dos pneus.
Há mais de 15 anos estas vias não recebem um novo revestimento asfáltico, optando sempre o Departamento de Obras pela já conhecida operação "Tapa Buraco".
A situação poderia ser mais precária se a base não fosse de calçamento de pedra.
O desconforto é certo para quem anda de carro devido as trepidações e quedas nos buracos, que comprometem todo o sistema de direção dos veículos, além de expor a riscos o motorista e o pedestre.
Há tantos remendo que, para se saber quantas ligações de águas e esgoto existem nestes trechos, basta somente contar, pois o asfalto é tão antigo que apresenta à vista todas as marcas das valas das ligações e o trajeto das adutoras.
É difícil entender o descaso com a conservação das nossas vias principais, principalmente quando lembramos que, de 2003 a 2004, todo o Bairro Brant foi pavimentado, e, em 2005, todo a parte baixa do bairro Sobradinho também foi asfaltado. Atualmente, já existem placas no Bairro Joá anunciando que as ruas Espírito Santo e México serão pavimentas.


Sem chuva ainda é possível desviar dos buracos Já com a chuva, o buraco fica coberto pela água e é difícil percebê-lo na Praça Dr. Lund, local onde circulam mais de 5.000 veículos por dia.
   
Ac. Nilo Figueiredo - Stos Dumont Av. João Daher - Próximo à rodoviária
Av. Ipiranga (Carlos Orleans) e Av. Getúlio Vargas no periodo de chuva transformam-se em um canal de água pluvial, o que agride ainda mais o revestimento da pista.
08/janeiro/2007
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