Dados
do Projeto: Elaboração
do Projeto Final de Engenharia Rodoviária de Duplicação
e Restauração da pista existente na rodovia MG-010, trecho
do viaduto sobre a Av. Pedro I (Belo Horizonte) até o acesso ao Aeroporto
Internacional Tancredo Neves (Confins), com extensão de 22,1 km,
objetivando transformar o trecho rodoviário em Via Arterial Expressa,
compreendendo os seguintes serviços:
I - Rodovia MG-010:
• restauração e adequação da capacidade
do trecho depista dupla existente, em pavimento de concreto, com6,0 km
de extensão;
• duplicação e adequação da capacidade
e restauraçãoda pista existente, em pavimento asfáltico,
com 12,1 kmde extensão;
II – Acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Rodovia LMG-
800):
• duplicação e adequação da capacidade e restauraçãoda pista existente,
com 4,0 km de extensão;
III – Estudos Complementares:
• elaboração dos estudos e projetos finais das vias
marginais, com extensão de 22,0 km. |
As
Consultas Públicas realizadas pelo DER- MG, nos dias 09/03, em
Vespasiano, e 23/03, em Lagoa Santa, mostraram e discutiram com a comunidade
o projeto de duplicação da Rodovia MG 10. As referidas Consultas
tiveram, até o momento, resultados distintos, nos quesitos abaixo:
1 - Presença do público:
Vespasiano: participação maciça
da comunidade, motivada pela publicidade do evento, além do fato
da cidade contar com 7 km de rodovia MG 10 cortando o município.
Lagoa Santa: realizada no salão da Secretaria
da Saúde, não contou com mais que 25 pessoas da comunidade,
além do pessoal da prefeitura. Tal situação foi ocasionada
em virtude da pequena divulgação, assim como a baixa presença
de engenheiros, arquitetos, ambientalistas e líderes comunitários
da cidade, e a ausência de representantes do legislativo.
2 - Propostas:
Vespasiano: Passagem sobre a rodovia MG10, no bairro Santa Clara;
passagem inferior no Bairro Morro Alto; além da passagem de pedestres.
Lagoa
Santa:
- O principal pedido foi a inclusão, próximo ao trevo de
Confins, de um Marco de Entrada, com finalidade de recepção
ao turista. Para tanto, a Secretaria de Turismo de Lagoa Santa já
possui dois projetos, um elaborado pelo Arquiteto
Gustavo Pena, e outro pela Arquiteta Marcia
Moura.
Foi sugerido pelos representantes do DER que a cidade apresentasse a proposta
para ser estudada a viabilização de sua execução.
- Foi questionado como seria feita a segurança dos usuários
na rodovia, assim como uma forma de inibir a entrada de ladrões
na cidade. Respondendo, a engenheira Maria Tereza M. C. Lisboa explicou
que toda a rodovia será monitorada por câmeras ligadas a
um prédio de dois andares, localizado no km 22,4 da rodovia, aonde
funcionará um Posto Policia, além do policiamento móvel
e de emergência.
- Indagou-se acerca da passagem de veículos sobre a rodovia sentido
Lagoa Santa-Belo Horizonte, local em que será feito um viaduto,
desembocando antes da correia da Soeicom. A questão é o
fato de quem precisar ir de Lagoa Santa a Vespasiano pela estrada antiga,
local em que existem várias indústrias. Para tanto, será
necessário ir em direção ao Aeroporto de Confins,
até o retorno, percorrendo 3 km, o que torna inviável a
utilização da antiga estrada de ligação com
Vespasiano, tão importante para muitos.
A questão foi respondida pelos engenheiros do DER, que argumentaram
que alguns acessos secundários, infelizmente seriam sacrificados.
No entanto, uma solução seria a construção
de uma alça à direita do viaduto projetado, como forma de
viabilizar o acesso à estrada antiga para Vespasiano.
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