PROGRAMAS DE AÇÃO
    Sensibilização/Conscientização, visa informar a comunidade (Povo e Autoridades Constituídas) sobre a problemática das Pessoas portadoras de deficiências, visando o rompimento dos preconceitos e o desenvolvimento de ações que beneficiem esse seguimento.
     Prevenção, conjunto de ações que visam reduzir as situações de risco como também a identificação e a intervenção precoce nas deficiências.
01-Prevenção primária - Não permitir a ocorrência de instalação de deficiências;
02-Prevenção secundária - Uma vez instalada a deficiência, permitir o mais rapidamente o diagnóstico e tratamento a fim de impedir a instalação de limitações permanentes.
03-Prevenção terciária - Proporcionar atendimento digno, decente e adequado às Pessoas portadoras de deficiência, para que as seqüe- las não sejam agravadas e enquanto Pessoas não sejam estigmatizadas e desintegradas da sociedade.
HABILITAÇÃO
    Um processo contínuo que objetiva capacitar a Pessoa portadora de deficiência, para sua integração a sociedade.
    REABILITAÇÃO
    Um processo de restauração do estado de saúde física, mental e social da Pessoa portadora de deficiência.
INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
    Tem  como objetivo o apoio profissionalizante, permitindo à Pes- soa portadora de deficiência, a utilização de suas potencialidades, contribuindo dessa forma, para o desenvolvimento da sociedade.
     RESIDÊNCIA PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA EM IDADE CRONOLÓGICA AVANÇADA OU SEM RESPAUDO FAMILIAR
    Acolhimento e atendimento da Pessoa adulta, órfã ou que pelas dificuldades causadas pela deficiência não possa permanecer com a família, em residências ou lares coletivos construí- dos para esse fim.
Pagina principal | Saúde | Causas da deficiencia | Ações de Prevenção | Algumas deficiencias