Artigos diversos publicados neste portal
Demóstenes de Sales é Empresário, Engenheiro civil

Na maioria da vezes, por trás dos tapumes sempre existem obras não iniciadas ou paralisadas.
1- Definição de tapume:
Em todos os canteiros de obras é obrigatória a colocação de tapumes, tendo em vista que se trata de um local de trabalho e, como tal, deve estar protegido da invasão de estranhos, dando segurança e proteção aos operários de obra, assim como aos pedestres que circulam nos arredores da obra.

Atrás deles são estocados materiais e ferramentas, além de ficarem estacionadas diversas máquinas que serão utilizadas na execução da obra.
A Norma Regulamentadora 18, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece que todas as construções devem ser protegidas por tapumes com altura mínima de 2,20m.
Tapumes são ainda ótimos veículos de comunicação, que permitem promover a imagem do orgão publico, da construtora e divulgar o empreendimento.



2- É obrigatória a fixação de placa,
Os tapumes devem seguir o modelo municipal competente, sendo uma placa informativa colocada no canteiro de obras, em local que possibilite a sua visibilidade do logradouro público, contendo ainda dados como o valor empenhado na obra, prazo de execução, número do alvará, nome da construtora e nome e registro do responsável técnico da obra.
A seguir, exemplos de obras paralizadas ou não iniciadas, fechadas com tapumes
Nas vésperas das eleições de 2012, o entorno interno do passeio da praça Dr. Lund foi fechado com tapumes, estampado com texto e desenhos figurativos a informação de que naquele local seria iniciada uma obra de reforma da praça Dr. Lund (Pça da matriz).
Ocorre que, até o momento, não existe movimento de trabalhadores, máquinas e nenhum barracão de obras.
A Prefeitura tem demonstrado que é muito demorada na conclusão de suas obras, muitas vezes motivada pela alteração constante nos projetos originais, que sistematicamente se iniciam no período das chuvas e próximo das festas de fim de ano. No caso, deve-se considerar ainda que a colocação dos tapumes reduziu em 80% a área útil da praça.
Para a população, quando são colocados os tapumes, entende-se que a ordem de serviço já foi dada para a empresa vencedora da concorrência, o valor da obra já está empenhado, independente da fonte seja federal, estadual, ou Tac.
Porém, não é o que aconteceu na Praça Dr. Lund, já que até hoje não há obra iniciada, e nem foram retirados os tapumes, o que é comum caso a obra não seja iniciada em 60 dias.

Mendigos usam o passeio para descanço
a população improvisa bancos de madeiras

Ampliação e reforma da praça Mal. floriano Peixoto

No caso da Praça Mal. Floriando Peixoto, a obra seria bem vinda, já que se trata de uma praça tradicional, que o próprio Município, há tempos atrás, reduziu o seu tamanho original para construir o antigo prédio do Forum, a Sec. de Turismo (antigo prédio da Telefonica), tampando a entrada principal do Cemitério Central, além de avanços de imóveis particulares.
Porém, um detalhe do projeto foi protestado pela vizinhança, tendo em vista a reserva da área ampliada (lote da antiga Prefeitura, já demolida) para instalar uma área de esporte.
Quanto ao fechamento da pista do entorno do lado leste, é uma boa opção pois a via tem pouco fluxo de veículos, e, devido à preferência no contorno da praça causa congestionamentos na rua Barão do Rio Branco, próximo ao posto de combustível.



Repita-se: Para a população, quando são colocados os tapumes, entende-se que a ordem de serviço já foi dada para a empresa vencedora da concorrência, o valor da obra já está empenhado, independente da fonte seja federal, estadual, ou Tac.


Caixas elevatórias localizadas no passeio da Av. 2 com Getúlio Vargas e na parte de dentro do passeio , na av. Getúlio Vargas com a rua Comandante Vitor.
-Em 1988 a empresa deixou de construir o trecho do coletor principal de esgoto, na cabeceira da lagoa.
-Este trecho foi concluído neste ano de 2012, mas para entrar em funcionamento precisa terminar as obras iniciadas em 2011 das caixas elevatórias localizadas no passeio da Av. 2 com Getúlio Vargas e na parte de dentro do passeio , na av. Getúlio Vargas com a rua Comandante Vitor.
-Estas obras forma feitas em locais errados, (deveriam desapropriar lotes próximos), época errada ( período de cheia na lagoa) e os serviços com equipamentos limitados.
Atualmente encontram-se embargadas pela policia florestal com apoio do MP.
Obs.: O mercado de construção civil oferece vários tipos de fossas sépticas para usos domésticos e industrial construídas dentro das normas da Engenharia Sanitária.
A melhor solução é a demolição dos "tanques de concretos" construídos provisoriamente nos passeios, impedindo por longo tempo a livre circulação da população e mostrando a imagem de um serviço mau executado.
Demoraram tanto para na execução parcial da obra que até órgãos competentes solicitou o embargo.

Quer comentar? Clique, preencha o formulário e envie sua opinião
A Copasa vem insistindo desde o final de 2011 com incursões na Radio Itatiaia, e atualmente na imprensa local, alertando a população que ainda não tem ligação de esgoto nos seus imóveis, a providenciar imediatamente.
Vejam as materias de quem escreve para esta página:
A cultura politica de antigamente está em decadência...
Alguns Segundos, Nada Mais.
"
SEXO É BOM"
-Cronicas de Igor Correa
-Cronicas de Maria marilda
- Coluna da Erika Bányai.
- Texto de Dr. Valdir Campos - Alcoolismo - Informativo Educativo
Opinião do Bozó
aAdm de Empresas,
Fernanda P. Pinto.
SOCORRO URGENTE: FEBRE DAS REUNIÕES

Cronicas de
Priscila Trindade.

CUIDE DE SUA VOZ
lagoasanta@lagoasanta.com.br
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade