Eleição 2004 - Prefeito e Vereadores.
Opiniões -
Quer opinar? envie por e-mail
- Momento político.
Opinião de Alexandre Magalhães
- Sistema viário - MG10
Vereador Dr. Ricardo
O Cabo eleitoral
Murilo Badaró

- Eleições 2004 – Hora de Reflexões
Paulo Roberto C Reis
Rua Conde Barcelos 960 – CI MG 1037054


Nome:Fabio Marcio Assumpcao Caillaux - fmac@lagoaminas.com.br - 06/09/2004
REPASSANDO.
Se você não sabe em quem votar nas próximas eleições, vale a pena saber sobre voto BRANCO e NULO! O voto em BRANCO, ao contrário do que parece, não significa que o eleitor não escolheu nenhum candidato, mas sim que ele abdica de seu voto. Não é um ato de contestação e sim um ato de CONFORMISMO. Os votos em BRANCO significam "TANTO FAZ" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Ou seja, se existem dois candidatos Tubarão e Galinha, Tubarão termina com 52% dos votos, Galinha recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco e 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Tubarão nem Galinha no poder, mas10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom. Neste exemplo, Tubarão tem uma aceitação de 62% do eleitorado. O problema é que existe muita pressão para a escolha de um candidato e pouca explicação do que escolher significa. Já o voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.

O voto NULO, ao contrário do que parece, é um voto válido.

Ninguém fala dele, nem mesmo nas instruções para votação. Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, mas ninguém explica como anular um voto.

Pois bem, para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato.

Se um eleitor experimenta votar em branco, o terminal eletrônico avisa "Você está votando em branco" e então o eleitor pode confirmar, ou corrigir. Mas se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa Número incorreto, corrija seu voto".

Assim, os votos NULOS são desencorajados.

Por que os votos nulos são desencorajados?

Por que ninguém fala deles?

E por que eu falo deles?

Porque, se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as eleições com 42% dos votos e Galinha com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as

eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão e nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano.

Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como "incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do

cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez.

Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas!

Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer.

Então, contribuindo para a campanha do voto consciente, se alguém estiver votando em Tubarão ou em Galinha, mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto INCORRETO, o voto NULO. Quem sabe um dia Tubarão e Galinha saem do cenário e os eleitores podem votar em Golfinho. Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder!!!

QUANTO MAIS PESSOAS ESTIVEREM INFORMADAS, MAIS SABERÃO

QUE ELAS APESAR DE OBRIGADAS, TEM O DIREITO DE ESCOLHER!!!
Eleições Municipais 2004
26 e 27 de junho - Convenções
Calendario eleitoral 2004
Relação dos candidatos a Vereadores e Prefeitos
Relação dos Candidatos com fotos:
escolha o seu
:
Fagundes PTB
Dr. Ricardo PSDB
Rogerio PPS
Osmar PMDB
Ricardo Vieira PSC
Eleições Municipais 2000
Resultado Final:
Prefeitos
Vereadores mais votados
Eleições 2002
Apuração - Justiça Eleitoral 
Votos dos Candidatos a Deputado Estadual no Município
LAGOA SANTA.

Votos dos Candidatos a Deputado federal no Município LAGOA SANTA.
Governador , Presidente, Senador
"Política só tem porta de entrada", avisa o senador José Sarney. Mesmo os repelidos pelas urnas insistem no retorno improvável. "Só a ilusão política é maior que a ilusão amorosa", diz o ex-deputado Thales Ramalho.

"O apaixonado acha que vai reconquistar a amada. Todo candidato acredita até o fim na vitória." Campanhas impõem sacrifícios que nem a Santa Sé ousaria cobrar de pretendentes à beatificação. Mas raros deixam o baile.
fonte: Jornal do Brasil - 18/07/2004