A licitação para a instalação das primeiras empresas no Aeroporto de Confins está marcada para julho.

Informou o subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde. O primeiro lote a ser licitado abrangerá uma área de aproximadamente 20 mil metros. Outros 600 mil metros estão sendo preparados para a obtenção de licenciamento ambiental ainda este ano. Até junho, o software da Receita Federal será finalizado, possibilitando à Infraero o controle das operações de exportação e importação de cargas. A idéia do governo mineiro é fazer de Confins o primeiro aeroporto industrial do País, em que todas as operações de importação e exportação, dentro da área alfandegária, serão beneficiadas com a suspensão de tributos até a venda do produto no mercado externo.




Fonte: Estado de Minas - 21/05/2005

Governo licita áreas de Confins em julho
O primeiro passo concreto para a transformação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, no primeiro aeroporto industrial do Brasil será dado já no mês de julho, quando serão realizadas as licitações para as primeiras áreas ofertadas às empresas interessadas em se instalarem na região. Serão 18 mil metros quadrados dentro dos 15 milhões de metros quadrados que fazem parte do 'sítio aeroportuário' (terrenos no entorno do terminal). A Gol, que inicia as obras de seu hangar também em julho, é a primeira empresa que faz parte do projeto. A idéia é que, no local, funcione um grande número de empresas de alto conteúdo tecnológico, principalmente de microeletrônica e biotecnologia, atraídas pela boa localização, agilidade logística e incentivos fiscais. 'Haverá uma suspensão dos impostos estaduais e federais dessas empresas até que elas comecem efetivamente a vender seus produtos', explica o subsecretário de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde, informando que o segundo lote de licitações, que envolverá mais 700 mil metros quadrados, será definido ainda neste ano. Além disso, a infra-estrutura do pátio e da pista para aviões de carga já está finalizada. 'Estamos negociando com as companhias aéreas para que saiam vôos internacionais de Confins o mais breve possível. Há um comprometimento do governo com isso. A partir daí, estará aberto o espaço para intensificar as exportações pelo aeroporto', garante Athayde. Atualmente, apenas US$ 16 milhões do total de US$ 500 milhões que saem do Brasil por via aérea são embarcados pelo terminal Tancredo Neves. A idéia para o futuro é que Confins tenha 370 mil movimentos de aeronaves por ano, embarcando 146.880 toneladas de produtos e 20 milhões de passageiros no mesmo período. Por Confins, deverão sair também artigos como frutas frescas e flores, algo ainda impensado nos dias de hoje. 'Hoje, 40% do valor do comércio mundial já voam, porque o avião é o transporte do século XXI, como já foram os navios, as ferrovias e, no século XX, as rodovias. Rapidez e velocidade são as palavras-chaves, além de preço e qualidade', complementa o especialista em implantação de aeroportos industriais, John Kasarda, diretor do Kenan Institute of Private Interprise, da Carolina do Norte. Ele foi contratado para elaborar o plano de negócios do aeroporto. Para o secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Manoel Costa, o momento é único para se pensar o desenvolvimento da região, pela coincidência da dinamização do aeroporto e a obrigatoriedade da elaboração dos planos diretores municipais e do Plano Metropolitano. 'Nossa perspectiva é de otimismo para a Região Norte de Belo Horizonte, que deverá ter uma nova dinâmica com a implantação do aeroporto industrial', ressaltou, durante reunião realizada ontem sobre o assunto com prefeitos das cidades do entorno: Vespasiano, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Confins e Jaboticatubas. O representante de Lagoa Santa não compareceu.
fonte: Jornal Hoje em Dia - 21/05/2005
 Final Feliz ConfinsxPampulha.  Projeto de duplicação da rodovia MG-010

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