O projeto do novo anel rodoviário é do governo federal - Denit - vai facilitar e agilizar a integração de Lagoa Santa com os quatro maiores municipios da região metropolitana: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Santa Luzia, alem de facilitar o acesso à rodovia BR 262 e BR 381 no sentido Vitória/ES e no sentido São Paulo alem do Triangulo Mineiro. Confira na imagem do mapa.

O projeto será apresentado à Granbel pelo diretor-executivo do Instituto Horizontes, Fernando Furtado. Trata-se de uma ONG sem fins lucrativos, que discute e promove o Plano Estratégico da Grande Belo Horizonte, buscando o desenvolvimento ordenado e sustentável.
Segundo Fernando Furtado, cerca de 80% de todo Produto Interno Bruto (PIB) gerado na Grande BH está concentrado no eixo BBC (Belo Horizonte, Betim e Contagem), que apresenta sinais claros de saturamento em vários sentidos e tem dificuldade para atrair investimentos. “As demandas de infra-estruturas urbanas necessárias também estão saturadas, sem falar na ausência de áreas disponíveis”, explica. Para ele, o Rodoanel é parte integrante da implantação de uma alternativa para desenvolvimento do Eixo Norte da Grande BH. “Esse eixo é exatamente a saída que hoje está sendo claramente identificada pelo governo estadual com a Linha Verde”, informa.

“Quando você considera essa região de Confins como pólo de desenvolvimento, percebe que tudo aquilo que for gerado naquela região vai precisar, necessariamente, chegar ao Anel Rodoviário, ou seja, quase no Centro da capital, para depois se articular para os grandes eixos de transportes, como São Paulo, Vitória e Brasília”, explica Furtado. O Anel Rodoviário, que está em situação deplorável, segundo ele, deixaria de ser um grande gargalo.
O diretor-executivo do Instituto Horizontes entende que há uma série de pontos favoráveis no Eixo Norte da Grande BH, no que diz respeito à infra-estrutura. “Há excelentes áreas desocupadas, extremamente adequadas para implantação de projetos de desenvolvimento, quer seja industriais, de pólos turísticos e desenvolvimento sócio- econômico
Outro aspecto, acrescenta, é que o Rodoanel ficará extremamente articulado aos quatro principais eixos rodoviários da região. Ele lembra, ainda, que o ramal da Ferrovia Centro-Atlântica vai até Pedro Leopoldo. “Outra vantagem é que já existem distritos industriais ao longo desse eixo, em Santa Luzia, Vespasiano, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Confins, que serão fortalecidos”.

Fonte: Jornal Estado de Minas _13/07/2005
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