05 de junho
Lagoa Santa não tem muito o que comemorar neste dia, pois houve poucos e tímidos avanços em relação à proteção do meio ambiente. Foram poucos os serviços executados, ficando as ações no âmbito das palestras e reuniões, com muitas críticas da imprensa em geral. Abaixo, um panorama da situação atual:
A cidade produz mais lixo do que é recolhido pelos caminhões, mantendo o ciclo de, no máximo três coletas por semana.
- O local onde, há oito anos, é despejado o lixo doméstico, próximo ao Rio das Velhas, além de estar quase no seu limite de capacidade, é alvo de várias contestações dos órgãos do defesa do meio ambiente.
- A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada nas margens do carrego do Bebedouro tem capacidade para seis mil ligações, estando, atualmente, próximo à 2 mil ligações instaladas. Com a ociosidade, o ETE está funcionando precariamente, pois não tem a quantidade suficiente de matéria prima, que é o esgoto, para que seja realizado o eficiente tratamento. Além disto, existe muita infiltração nos emissários, redes coletoras e poços de visitas, complicando mais ainda a eficiência do sistema.
Tais explicações foram feitas pelos palestrantes da COPASA, na Semana do Meio Ambiente, em palestra ocorrida no dia 06 de junho de 2003: Eng. Gilberto G. Vitoriano, Eng. Maria Heloiza P. Valério Pedrosa e Eng. Maria Letícia de Castro.
Houve ainda uma denúncia de um participante, que informou estar a EMPRESA recalcando água do córrego Bebedouro com uma bomba, no intuito de completar o nível dos tanques, comprometendo ainda mais o tratamento.
Foi apresentado também o projeto para construção da Estação de Tratamento da Vila Maria, com tecnologia mais moderna. Porém, será necessário, no mínimo, de 2 mil à 3 mil ligações para o seu perfeito funcionamento.
Esperamos que a nova ETE possa realmente funcionar, fazendo um tratamento eficiente. No entanto, para que isto ocorra é necessário a adesão da população servida, pagando pelos serviços externos entre a rede coletora e o passeio da residência, além das despesas internas da casa com a adaptação.
Estatisticamente, se na área central da cidade e bairros adjacentes as ligações estão em torno de 2 mil, não será fácil conseguir as 3 mil ligações restantes na região da Vila Maria.
Se a Copasa precisa da matéria prima (esgoto), por que não isentar a cobrança da taxa de ligação, como foi feito no início de sua implantação?
Já foi exigido da popução a realização das ligações de esgoto nas redes coletoras da COPASA, restando à esta empresa melhorar e viabilizar a eficiência do tratamento.
O capim Brachiara continua ocupando os leitos das ruas e passeios, em locais onde não há pavimentação, o que contribui para o aumento de colônias de insetos, ratos, baratas, gambás, além de abrigar sacos cheios de lixo.
- O canal que margeia a rua Conde Dolabela e o Ginásio Poliesportivo, seguindo em direção ao Córrego Bebedouro, está todo tomado por mato e capim, diminuindo assim sua função de coletar águas pluviais, bloqueando o seu despejo na lagoa.
- Os passeios, na margem da lagoa, ganharam um tratamento especial nesta primeira semana de junho. Mesmo assim, algumas vezes, ainda nos deparamos com o Caramujo Africano, espécie já confirmada pela Secretaria de Saúde.
- Resta á população esperar por providências para que, em 2005, no Dia Internacional do Meio Ambiente, tenhamos mais o que comemorar.
Veja tambem: Semana do Meio Ambiente 2003
Semana meio ambiente 2005