05 de junho
Junho de 2005: podemos comemorar!
Após a capina e a limpeza realizadas na margem da lagoa, entre o Iate Clube e o Recanto da Lagoa, surgiu um novo horto florestal, que há anos ficou encoberto pelo mato. O que ocorreu foi o abandono da área pelo Poder Público e a rigorosa proteção do Ministério Público, Ibama e Ambientalistas.
Fazer caminhada à noite naquele trecho era bastante arriscado, já que o mato encobria o passeio e começavam a agir ladrões e vândalos, que amedrontavam a todos, além dos mendigos que passaram a morar no abandonado Iate Clube.
Engana-se quem pensa que esta preciosa área é fruto do assoreamento recente. O local fazia parte da antiga Fazenda Joana Dar´c, que tinha como um de seus proprietários o Sr. Alfredo de Abreu, avô do Sr. Lunard de Abreu.
Quando a urbanização alcançou a cabeceira da lagoa, com a criação dos bairros Recanto da Lagoa e Joá, e ainda com a partilha da Fazenda Campos da Lagoa, entre a av. Hum e a atual Fábrica de Aviões PAMA-LS, a av. Getúlio Vargas passou a ter seu traçado mais definido, tudo a partir da década de 50.
A área em questão possui 2 hequitares (20 mil m2), que, sendo bem conservada e limpa, poderá abrigar harmoniosamente o homem, o animal e a natureza.
Por tudo isto, os moradores de Lagoa Santa e visitantes têm motivos de sobra para comemorarem o Dia Internacional do Meio Ambiente, principalmente os mais jovens.


- Os passeios na margem da lagoa ganharam um tratamento especial nesta primeira semana de junho. Mesmo assim, algumas vezes, ainda nos deparamos com o Caramujo Africano, espécie já confirmada pela Secretaria de Saúde
Veja tambem: Semana do Meio Ambiente 2003
Semana do Meio Ambiente 2004
outro lado da lagoa que ninguém vê