Camara Municipal aprova por unanimidade o projeto de lei n° 2749/09 do tombamento do Museu da Lapinha
Após 5 meses de muita negociação, esclarecimentos, fornecimento de documentos expondo o riquíssimo histórico do Castelinho e insistindo na necessidade de preservar a nossa história e cultura, a Camara Municipal, usando do bom senso de seus vereadores junta-se a AMAR, ao Ministerio Publico Federal, a população e em especial os moradores da Lapinha dando um passo importante em defesa da conservação do museu.
O futuro está agora nas mãos do prefeito Rogério Avelar que tem demostrado pouco interesse em preservar o Museu.
Feliz da cidade que possui mais de um museu...
Envie sua opinião?

Museu da Lapinha pode ter o ultimo aniversário apos 37 anos de fundação.
Com o tema "Museu e Turismo", comemoraremos a 7ª Semana Nacional de Museus e o 37º aniversário do Museu da Lapinha.
Com a seguinte programação: Dia 24 de maio, a partir das 10:00hs, no Museu da Lapinha oficinas de arte rupestre e uma apresentação teatral às 15:00hs, com o artista e capoeirista Gersino.
Pode ser seu último aniversário, após 37 anos, orgãos como o IEF, IPHAN querem derrubar e acabar com o Museu.
Para salvar o Museu é necessário fazer seu tombamento. A maioria dos vereadores, o Ministerio Publico Federal e a comunidade estão a favor do tombamento e lutam para a não demolição do Museu. Mas sem o apoio do prefeito e seus líderes na Câmara fica difícil.
Feliz da cidade que possa ter mais de um Museu. Mas Lagoa Santa é diferente... precisa demolir o Castelinho, para construir, em outro local, o "Receptivo Turistico", que faz parte da implantação do Parque do Sumidouro. é mania de grandeza dos políticos e administradores.
Pode ser o ultimo aniversário pois querem acabar com o "Castelinho"

Museu Arqueológico da Região de Lagoa Santa - Lapinha
Aos 85 anos, morre o Sr. Mihály Bányai fundador do Museu Arqueológico da Lapinha
O Museu Arqueológico da Lapinha foi fundado em 1972 e organizado pelo Arqueólogo Mihály Bánya, que trabalha e estuda a região há 40 anos.animais_02.jpg
Lá, você poderá conhecer o passado histórico, relíquias arqueológicas e constatar que em Lagoa Santa viveram níveis diversos de civilizações primitivas.
A importância dos Sítios Arqueológicos de Lagoa Santa e sua fama internacional se deve ao achado "Homem de Lagoa Santa".
Estudos comprovam a existência de homens nesta região, há mais de 10mil anos. Eles habitavam em cavernas, se alimentavam da caça e da pesca.. Seus instrumentos de uso e armas eram feitos de madeira, osso queimado, conchas, pedras e cristais de rocha. Posteriormente, abandonaram as cavernas e se instalaram pelos vales do Rio das Velhas.
Os instrumentos primitivos foram aprimorados e muitos destes chegaram a ser de perfeição artística bem como a arte da cerâmica. Fabricaram panelas, potes e enormes urnas funerárias, com belíssimas pinturas.
A vida do Homem Pré -Histórico está cercada de mistérios e contradições para os quais a ciência ainda tem poucas explicações.
  Clique na imagem para ampliar  
urna, homem de ls
homem_ls_urna
animais_empalhados
animais empalhados
objetos_moldados_pedra.jpg
objetos_moldados_pedra
cranio_ls_01.jpg
cranio do Homem de LS
cranio_ls_02.jpg
cranio do Homem de LS
objetos_moldados_ceramica01.jpg
objetos_moldados em ceramica
objetos_moldados_ceramica02.jpg
objetos_moldados em ceramica
fosseis_complementacao01.jpg
fosseis para complementacao
quadro_geral.jpg
quadro de informação
placa_10_anos_museu.jpg
placa_10_anos_museu
fachada_externa.jpg
fachada_externa
formacao_calcaria.jpg
formacao_calcaria
tigre.jpg
tigre dente de sabre
aves.jpg
aves empalhadas
animais_02.jpg
animais_empalhados
Ao visitar a Gruta da Lapinha,
não deixe de ir ao Museu Arqueológico para conhecer o passado histórico, relíquias arqueológicas e constatar que em Lagoa Santa viveram níveis diversos de civilizações primitivas.
 

Resumo:
Fósseis Marinhos e Vegetais: complementação oriundos de vários estados brasileiros e da Europa.
Fósseis de Animais da Região: de 10 a 15 mil anos
Cerâmica Indígenas e Pré-Colombianas: Mil anos aproximadamente, confeccionadas pelos prováveis descendentes do Homem de Lagoa Santa.
Cerâmicas Coloniais: 200 anos. A Região possui muitas fazendas remanescentes do período colonial. Foi possível recuperar algumas cerâmicas e alguns artefatos.
Coleção de Minerais: amostras de vários minerais, pedras preciosas e semi-presiosas de várias cidades mineiras, outros estados e países.
Exposição de Formações Calcáreas: A região tambem sofreu a devastação provocada por exploradores de calcário, mas, felizmente, o processo foi interrompido (Lei Orgânica do Munícipio).
Animais Empalhados: Taxidermia; animais extintos ou em extinção da região.
fonte: Erika Suzanna Banyai - filha de Mihály Bánya
contato: 31.9158.7211
19 julho, 2004
www.lagoasanta.com.br: Sempre mostrando para o mundo a cultura e as belezas de Lagoa Santa!